Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 06 de Maio de 2008 às 09:16

    Imprimir


Pesquisadores da Universidade de Utah identificaram um gene que aumenta o risco de graves problemas oculares e renais ligados ao diabetes. O gene, chamado de eritropoietina (EPO), responsável pela fabricação do hormônio de mesmo nome, acelera o avanço da retinopatia diabética, uma das principais causas da cegueira irreversível, e a nefropatia, que pode levar a uma insuficiência renal.

O estudo analisou 1.618 pacientes que sofriam dos dois problemas ligados ao diabetes e outros 954 diabéticos, que não desenvolveram tais enfermidades. A pesquisa mostrou que, se a pessoa tem uma cópia do gene mutante EPO, ela sofre mais risco de desenvolver essas duas enfermidades.

A retinopatia diabética é a causa mais comum de cegueira entre adultos nos Estados Unidos e o diabetes é o primeiro fator responsável pela insuficiência renal no país.

O doutor Kang Zhang, que dirigiu a pesquisa, publicada no periódico "Proceedings of National Academy of Sciences", adverte para a ampla utilização de EPO para reforçar a produção de glóbulos vermelhos em pacientes diabéticos com anemia ou que sofram de problemas renais.

"Nosso estudo sugere que é preciso ter prudência quando se mantém um alto nível de concentração de hemoglobina utilizando tratamentos com EPO em pacientes diabéticos, devido ao risco de aceleração do avanço da retinopatia e da nefropatia", destaca Zhang.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181129/visualizar/