Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 30 de Abril de 2008 às 03:38
Por: Marília Juste

    Imprimir


Um novo remédio, capaz de “pegar carona” nas células, conseguiu reverter os sintomas do mal de Alzheimer no cérebro de camundongos. Se funcionar em humanos, o medicamento pode se tornar uma arma futura contra a doença, acreditam os cientistas.

Os pacientes com Alzheimer têm placas de proteínas no cérebro que se depositam exatamente no local onde os neurônios são destruídos. Os médicos acreditam que a formação dessas placas está diretamente ligada ao avanço da doença.

O remédio -- desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto Max Planck de Biologia Molecular e Genética, na Alemanha -– funciona ao bloquear a enzima que controla esses aglomerados de proteínas. O mais difícil, no entanto, foi levar a medicação até o interior das células e até as áreas ricas em colesterol, onde a enzima funciona. “Conseguimos fazer isso com nosso conhecimento da biologia das membranas celulares e essa é a grande inovação”, afirmou ao G1 o líder do estudo, Lawrence Rajendran.

Os resultados até agora só foram testados em camundongos e a equipe pretende continuar os estudos em animais por um tempo. “Precisamos melhorar como levar o remédio diretamente ao cérebro. Estamos trabalhando nisso nos modelos camundongos”, disse Rajendran. O desafio é transpor a barreira natural que protege o cérebro de substâncias químicas no sangue –- até agora o medicamento só foi usado com injeções diretamente na cabeça; coisa que não seria possível fazer em pessoas.

Se tudo der certo nos testes animais, os em humanos devem levar cerca de dois anos. Se a medicação se provar segura, deve chegar ao mercado dentro de cinco ou dez anos.

A novidade foi apresentada na revista “Science”.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181339/visualizar/