Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 24 de Abril de 2008 às 17:52
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), está enviando uma equipe de instrutores a Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá) para ministrar capacitação a 68 trabalhadores da Saúde, dentre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e motoristas. O treinamento acontecerá durante os dias 3 e 4 de Maio de 2008, no momento em que município está prestes a implantar o serviço SAMU -192 sob gestão municipal.

A coordenadora do SAMU-192, Inês de Souza Leite Sukert, informou que a expansão dos serviços para outros municípios vem atender a uma determinação do Ministério da Saúde (MS). “O alvo colocado pelo MS é de que, até o ano de 2010, 100% dos municípios do Estado sejam cobertos pelo serviço do SAMU -192 no Estado de Mato Grosso”, explicou.

A capacitação vai começar no dia três de Maio e dura dois dias, sendo encerrada em quatro de Maio. O médico do Samu-192, Eduardo Scholer, disse que a equipe de Tangará da Serra sairá do treinamento pronto para atuar como uma equipe-socorrista no município. “Serão ministrados conhecimentos sobre regulação médica no Samu-192, cinemática do trauma, paradas cardiorrespiratórias, choque, trauma de tórax, trauma abdominal tratamento de pacientes especiais como crianças, idosos e gestantes”, explicou o socorrista.

Segundo Scholer os conhecimentos que serão repassados à equipe de Tangará da Serra são os mesmos que são usados no trabalho do SAMU-192 em Cuiabá e Várzea Grande. “Cerca de 60 trabalhadores socorristas da Saúde do Estado (SAMU-192) passaram pela mesma capacitação nos períodos de 28 a 30 de Setembro e 05 a 07 de Outubro de 2007”, contou o médico.

Segundo Scholer o treinamento provocou imediatas mudanças no atendimento prestado pelos socorristas do SAMU-192 sob gestão estadual. Uma das mudanças foi no tempo de imobilização do paciente, prática que contribui para salvar a vida da vítima de acidente. “Antes da capacitação”, lembrou Eduardo Scholer, “o tempo gasto para praticar a imobilização do acidentado era de cinco minutos. Após a capacitação conseguimos diminuir esse tempo em três minutos, realizando a imobilização em dois minutos apenas. É esse sistema, testado, aprovado e comprovado que vamos levar para Tangará da Serra”.

Inês Sukert explicou ainda que já está em funcionamento, na sede do SAMU-192 de Cuiabá, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde. “A ação do SAMU-192 é extremamente dinâmica e precisamos estar nos atualizando constantemente. O Núcleo de Educação Permanente em Saúde, implantado seguindo uma orientação do Ministério da Saúde, vai cumprir esse papel de centro atualizado de conhecimentos que poderão, também, ser repassados a outras sedes de SAMU-192, em outros municípios”, disse.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181492/visualizar/