Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 23 de Abril de 2008 às 12:37
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


Dois projetos de produção de textos, de uma Escola Estadual de Tangará da Serra, já possibilitaram a edição de três livros, o mais recente deles lançado no início deste ano. Os livros, organizados pelas professoras Maria Zilda da Cunha e Siurlanda de Jesus Brito, reúnem textos de alunos do Ensino Médio e Fundamental da Escola Estadual “Professor João Batista”.

Os três livros foram editados com apoio da Prefeitura de Tangará da Serra e da Secretaria Municipal de Educação. As obras reúnem contos, crônicas, relatos e poemas.

O primeiro livro editado pela escola, em 2006, foi “Primeiras Letras em Prosa e Verso”. A obra é fruto de um projeto de produção de texto da professora Maria Zilda Cunha, da disciplina de Língua Portuguesa. Ela é professora da Rede Estadual há 27 anos. O livro apresenta a produção de 25 alunos do 2º ano “A”, da escola. São jovens que, na época, tinham, na maioria, entre 16 a 23 anos. O Segundo Livro, “Segundas Letras em Prosa e Versos”, foi editado em 2007 e lançado no início deste ano, com textos feitos por alunos do 3º ano “A”. Participaram praticamente os mesmo alunos que haviam produzidos textos para o trabalho anterior.

Inspirada no trabalho de Maria Zilda, a professora Siurlanda de Jesus lançou o livro “Com Bichos e Harmonia sou Música e Poesia”, resultado de um projeto de leitura e escrita com o mesmo nome. A obra apresenta textos feitos por crianças dos 7 aos 9 anos. Siurlanda é professora da Rede Estadual há 20 anos.

Conforme a professora Maria Zilda, a intenção era viabilizar a impressão das obras através de um livro ouro. A primeira pessoa a ser procurada para iniciar o apoio foi o prefeito da cidade, Júlio César Ladeia. Este, quando viu o trabalho, pediu para que o livro ouro fosse abandonado e decidiu financiar a edição. O primeiro livro teve 300 exemplares impressos e, os demais, 100 exemplares. As obras foram entregues para todas as escolas e bibliotecas do município. A professora Maria Zilda informa que a intenção é continuar com o projeto.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181586/visualizar/