Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 17 de Abril de 2008 às 15:36

    Imprimir


Pode não ser desculpa para ter esquecido o aniversário de casamento ou a promessa de não assistir futebol na hora da novela, mas cientistas americanos acabam de divulgar um estudo que mostra que a memória masculina é mesmo mais frágil que a feminina, pelo menos na terceira idade. Segundo a equipe da Mayo Clinic, os homens, quando ficam mais velhos, têm mais dificuldades para lembrar as coisas e para raciocinar do que as mulheres.

Durante a pesquisa, o grupo da neurologista Rosebud Roberts estudou 2050 pessoas entre 70 e 89 anos; 1002 mulheres e 1048 homens. A grande maioria (73,6%) tinha cognição absolutamente normal; 9,9% já tinha demência caracterizada e 16,5% tinha uma leve dificuldade de cognição. É nesse último grupo que os homens são a maioria.

Essa “leve dificuldade de cognição” (MCI, na sigla em inglês) é caracterizada por problemas de memória e dificuldade de raciocínio acima do normal para a idade e o nível de educação da pessoa, mas nada que atrapalhe o dia-a-dia.

Estudos anteriores, no entanto, tinham determinado que são as mulheres a maioria dos casos de demência. “Isso mostra que os homens devem ter uma progressão mais lenta da doença. Ou pode ser que, no estágio da demência, eles morram mais cedo”, afirma Roberts, que apresentou seus resultados durante a Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, em Chicago, nos Estados Unidos.

“Foi um achado surpreendente, que precisamos olhar mais a fundo”, afirmou Roberts, cuja equipe já entrou com pedido de financiamento para continuar seus estudos. O objetivo é acompanhar um número maior de pessoas pelo máximo possível de tempo. “Enquanto tivermos dinheiro, vamos continuar estudando esse problema, porque quanto mais acompanharmos essas pessoas, mais detalhes vão se revelar”, afirma Rosebud.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181744/visualizar/