Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 08 de Abril de 2008 às 15:59
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


Universidade do Estado de Mato Grosso promove 2º Fórum de Ensino Superior entre os dias 18 e 21 de abril em Cáceres. O período de inscrição vai até 16 de abril, somente pelo site: www.unemat.br/eventos/forumdeensino .

“Vamos refletir as práticas de ensino adotadas na Unemat, as relações que a Universidade estabelece com os seus vários segmentos internos, com a sociedade e com outros órgãos que trabalham com Ensino Superior. A participação efetiva da academia nesse processo é fundamental para dar legitimidade às indicações”, disse o pró-reitor de ensino e presidente do Fórum, Agnaldo Rodrigues.

Podem participar pessoas, entidades, órgãos ou instituições interessadas na Política do Ensino Superior, sendo docente, discente, técnico universitário e comunidade externa em geral. O evento inclui palestras, mesas redondas, GTs e plenária com a temática central: “Educação, ciência e tecnologia em debate para o redimensionamento do ensino superior”.

Os temas das mesas redondas, palestras e conferências são amplos e refletem o cenário encontrado, tanto no Brasil, em Mato Grosso, quanto no interior da própria universidade. Dividem-se em: políticas, avaliação, ingresso e permanência do discente, fortalecimento, financiamento e planejamento do Ensino Superior.

Os grupos de trabalho (GT) trazem assuntos mais específicos, relacionados às políticas de ensino já existentes na instituição, como por exemplo, cursos regulares e modalidades diferençadas, políticas afirmativas, políticas de assistência ao acadêmico, entre outras.

O Pró-reitor Agnaldo esclarece que o fórum não tem caráter deliberativo. “A função do fórum é de discutir e fazer indicações em forma de documentos que serão encaminhados para as instâncias deliberativas, sejam os conselhos superiores ou congresso universitário”. As discussões possibilitarão a elaboração de um documento preliminar que garanta a legalização e concretização futura das medidas e propostas nele apresentadas, defendidas e aprovadas.

Estrutura: a expectativa é que cerca de mil pessoas participem do evento. “Estamos trabalhando de forma efetiva para assegurar a máxima participação de todos os campi”. Para isso, a vinda dos delegados, estadia e alimentação está garantida. Para os que não são delegados de outros campi, a organização do evento está viabilizando ajuda de custo para que possam se deslocar até Cáceres e será disponibilizado alojamento nas dependências do campus.

Executores: Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).





Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182287/visualizar/