Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 07 de Abril de 2008 às 13:51

    Imprimir


Alunos que estudaram somente em escolas particulares obtiveram melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Educação. Numa escala de zero a 100, alunos que estudaram apenas em escola pública tiveram média de 34,94 na prova objetiva, enquanto que os das escolas particulares alcançaram média de 50,57. Já na prova de redação, os estudantes de instituições públicas obtiveram média de 51,23 e os das escolas privadas obtiveram média de 59,77.

Em sua décima edição, a média de desempenho dos participantes do Enem de 2007 foi 51,52 na prova objetiva e 55,99 na redação. A prova foi realizada em 26 de agosto de 2007 e mais de 2,7 milhões de estudantes compareceram ao exame.

O Enem é um levantamento realizado anualmente pelo Ministério da Educação com a finalidade de avaliar a educação básica no país. O exame, oferecido aos estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio, é individual e tem caráter voluntário. A prova do Enem, diferentemente dos exames de vestibular, é interdisciplinar e contextualizada, pela qual o estudante é colocado diante de situações-problema que exigem a aplicação dos conceitos aprendidos e não a sua simples memorização.

De acordo com o Ministério da Educação, "o Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a 'saber como fazer'. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões".

O número de inscritos vem aumentando a cada ano. Na sua primeira edição, em 1998, houve 157,2 mil inscritos e, desses, efetivamente participaram do exame 115,6 mil estudantes. Em 2006, o Enem contou com 3,7 milhões de inscritos e 2,8 milhões de participantes. O crescimento do número de interessados deve-se à isenção do pagamento de taxa de inscrição para os alunos das escolas públicas. Também colabora para esse aumento de participantes, a instituição pelo Ministério da Educação, em 2004, do Programa Universidade para Todos (ProUni), o qual vincula a concessão de bolsas em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas á nota obtida no Enem.

As médias de desempenho obtidas pelos estudantes de cada escola participante da prova podem auxiliar professores, diretores e outras autoridades da área educacional para identificar tanto as deficiências como as boas práticas realizadas pelas escolas. As médias estão disponíveis para consulta, desde 2005, no site do Ministério da Educação.





Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182398/visualizar/