Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 05 de Abril de 2008 às 18:39
Por: Sérgio Luiz Fernandes

    Imprimir


O balanço geral da 10ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado nesta quinta-feira (03.04), aponta dados positivos para a Educação Pública em Mato Grosso. A análise específica das estatísticas para os alunos que estudaram na Rede Pública, indica melhoria de desempenho, de 2006 para 2007. Participaram 49 mil alunos de Mato Grosso.

Em 2006, os alunos do Ensino Médio da Rede Pública obtiveram, no índice geral, um desempenho de 32,44% em relação à Prova Objetiva. Os dados de 2007 apontam um crescimento significativo, já que a média ficou agora em 45,26%.

Foi verificado um crescimento também na Prova de Redação. Em 2006, os alunos da Rede Pública obtiveram uma média de 46,85%. No ano passado, o índice subiu para 51,71%.

As provas do Enem avaliam o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes do Ensino Médio, tanto das Redes Pública como Particular de Ensino. As provas de 2007 foram feitas por cerca de 2.7 milhões de alunos, no dia 26 de agosto.

A média nacional, para a Prova Objetiva, ficou em 51,52% e 55,99% na Redação. Os dados sobre a 10º edição do Enem estão disponíveis no site www.enem.inep.gov.br.

A Secretaria de Estado de Educação desenvolve uma série de ações para melhoria do Ensino Médio em Mato Grosso, entre elas, a definição de orientações curriculares, o que permite a construção de uma base comum para a construção do conhecimento científico; a criação de Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja´s); a especialização de escolas de Ensino Médio; a ampliação de recursos tecnológicos nas escolas; a ampliação e implementação de bibliotecas e laboratórios de ciências da natureza.

“O resultado do Enem indica que a melhoria registrada é digna de comemoração. Afinal, na escola o tempo é diferente da economia, por exemplo. É importante saber que o Estado tem procurado fazer a sua parte”, analisa a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.

O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, destaca a importância da avaliação externa da escola. “Mato Grosso teve o maior número de alunos inscritos no Enem na Região Centro Oeste, o que mostra o interesse das escolas em melhorar seu desempenho”.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182491/visualizar/