Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 03 de Abril de 2008 às 12:01

    Imprimir


Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu uma via de sinalização celular que pode se constituir em um marcador terapêutico para o controle e erradicação de tumores na pele.

O trabalho, publicado na última edição da revista "Nature", esclarece o papel das células-tronco cancerígenas na formação do câncer cutâneo.

Os resultados do trabalho, testado em ratos e que podem ser aplicados em tumores humanos, demonstram que a via de sinalização beta-catenina se encontra anormalmente ativada em tumores escamosos da pele.

Deste modo, caso a sinalização da via seja bloqueada, é possível obstruir o crescimento dos tumores e promover a regressão em modelos experimentais.

Os resultados abrem uma nova via para o tratamento dos cânceres de pele, mas ainda são necessários mais estudos para analisar sua eficiência.

O trabalho apresenta ainda novos dados sobre o papel das células-tronco cancerígenas em relação ao câncer da pele.

"A manutenção da estrutura da pele e sua capacidade para se regenerar depende de um grupo de células-tronco localizadas em compartimentos especializados das epidermes", diz Héctor Peinado, cientista do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha.

A análise da via beta-catenina em ratos comprova que as células-tronco cancerígenas apresentam características fenotípicas e funcionais semelhantes às células-tronco saudáveis das epidermes.

O estudo destas células também chegou a conclusão de que elas são as responsáveis pela inicialização e a manutenção dos tumores cutâneos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182674/visualizar/