Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 28 de Março de 2008 às 16:52

    Imprimir


Representantes da Unemat participaram do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior da Região Norte (FOPROP-N), integrado à rede nacional, realizado entre os dias 17 e 19 de março, em Brasília. Entre os temas em pauta, a criação de um curso de doutorado em rede “Educação em Ciências e Matemática” para qualificar cerca de 100 profissionais das universidades que integram o Programa Acelera Amazônia.

O doutorado vem sendo discutido por pesquisadores de diferentes instituições que atuam nesta região do país, somando 22 IES, espalhadas por nove Estados que compõem a Amazônia, além de Mato Grosso e Maranhão. O curso seria desenvolvido em quatro pólos distintos: Pará, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, com abertura de nova turma a cada dois anos.

“Entendemos que a proposta de doutorado contribuiria com esta região na superação dos desafios de Ciência e Tecnologia, que são a base para o desenvolvimento”, disse a Pró-reitoria de pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva.

A intenção é qualificar professores que já tenham mestrado nas áreas de Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática e Educação. Para atender à demanda, cerca de 120 doutores estão credenciados como orientadores ou co-orientadores. A Unemat participa como parceira associada, com oito professores com qualificação para atuar na orientação.

A representante da Universidade do Estado de Mato Grosso junto à comissão, doutora Maria Antônia Carniello (Profª. de Ciências Biológicas de Cáceres), afirma que as perspectivas são positivas. “O programa busca alinhar doutores, doutorandos, graduação e nsino médio e, nesse sentido, foi muito bem recebido”. O projeto foi submetido esta semana ao edital de novos programas de pós-graduação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e aguarda parecer.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/183028/visualizar/