Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 27 de Março de 2008 às 14:00

    Imprimir


LONDRES (Reuters) - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, pediram na quinta-feira que os bancos declarem por completo os prejuízos decorrentes da crise no mercado de crédito imobiliário.

Dirigentes de países do mundo todo tentam evitar as consequências negativas da crise financeira provocada pelas hipotecas de alto risco nos EUA, que aumentaram as chances de a economia mundial sofrer um revés.

"Nós concordamos sobre a necessidade de haver uma maior transparência nos mercados financeiros a fim de garantir que os bancos divulguem por completo e o mais rápido possível a dimensão de suas baixas contábeis, incluindo encontrar maneiras de oferecer maior segurança sobre as avaliações dos complexos bens financeiros", disseram Brown e Sarkozy em um comunicado conjunto.

Os bancos já registraram perdas de mais de 125 bilhões de dólares decorrentes da crise das chamadas hipotecas "subprime" nos EUA. Alguns estimam, no entanto, que o montante final das perdas pode chegar a 600 bilhões de dólares.

Os dois dirigentes também acertaram a adoção de medidas para "garantir a prosperidade mundial em um mercado global mais turbulento por meio de reformas no FMI (Fundo Monetário Internacional) de modo que, conforme previu o fórum da estabilidade financeira, esse órgão disponha de um sistema de alerta confiável e competente para a economia mundial e o sistema financeiro internacional".

Segundo Brown, os dois dirigentes também elaboraram medidas para agir sobre várias questões, entre as quais abrir o comércio entre os países ricos e pobres, combater a imigração ilegal e enfrentar o desafio representado pelo aquecimento global.

"Chegamos à conclusão, ainda, de que precisamos colocar a Grã-Bretanha e a França no coração da Europa, de uma Europa global, ou seja, uma Europa reformista, aberta, flexível, voltada para o exterior e pautada por uma dimensão social contundente", afirmou Brown.

Em um discurso feito no Parlamento britânico na quarta-feira, Sarkozy prometeu enviar mais soldados para enfrentar o Taliban no Afeganistão e falou sobre uma "nova irmandade franco-britânica".

A Grã-Bretanha e os EUA vêm pedindo a seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que mandem mais soldados para o território afegão, onde o Taliban parece estar ganhando força.

Brown e Sarkozy encetaram uma boa relação desde que ambos tomaram posse, no ano passado, mas os dois viram seus índices de popularidade diminuir recentemente. A aprovação a Sarkozy diminuiu desde que se casou com Carla Bruni, uma modelo e cantora, no mês passado.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/183154/visualizar/