Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 25 de Março de 2008 às 18:59
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


O Estado de Mato Grosso tem, em seus registros, de 1º de janeiro a 25 de março, a notificação de 4.453 casos de dengue, com uma redução de 58,9%, se comparado com os número do mesmo período do ano anterior que foi de 10.848. Durante todo o ano de 2007, o Estado notificou 19.288 casos. “A redução para Mato Grosso pode ser creditada as ações que estão sendo desenvolvidas pelos municípios e, também, o monitoramento acirrado do Estado sobre eles.

A compreensão da população no enfrentamento da dengue também é um fator. Porém encontra-se uma pequena resistência por parte da população no recebimento das ações de controle da dengue que são feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

O desafio da Saúde é quebrar esta barreira. É preciso informação, ação, envolvimento e comprometimento de todos: poder público, sociedade civil organizada e população”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mirian Estela de Souza Freire.

O país está em alerta no enfrentamento à doença frente aos últimos acontecimentos com ocorrências elevadas por notificações da doença, e morte, principalmente na região Sudeste do país. Por conseqüência, Mato Grosso também está em alerta e trabalha na intensificação das ações de controle químico, diagnóstico precoce da doença, evitando assim, a letalidade da dengue.

Outra ação da Vigilância em Saúde do Estado é a capacitação de médicos que, este ano, se estenderá a todas as regionais de Saúde e cujo organograma já está pronto.

As notificações por dengue hemorrágica em Mato Grosso foram três, sendo uma em Tangará da Serra, uma pessoa de 11 anos do sexo feminino, que evoluiu para cura. O segundo caso é o de uma criança, do sexo feminino, que foi a óbito, notificada em Cuiabá. O terceiro é de uma pessoa de 31 anos, do sexo feminino, moradora de Várzea Grande, que foi tratada em Cuiabá e evoluiu para cura.

No momento existe somente um caso em investigação por febre hemorrágica notificado em Cuiabá, de um adolescente de 13 anos, do sexo masculino, que evoluiu para cura.

O Estado notificou quatro casos de dengue com complicação, já confirmados. O primeiro caso é o morador do município de Matupá, que foi tratado em Colíder, do sexo feminino, 48 anos, que evoluiu para a cura. O segundo caso, de Nova Santa Helena, que foi tratado em Colíder, uma paciente de 8 anos, que evoluiu para cura. O terceiro caso, de Várzea Grande, foi tratado no próprio município, e envolve uma pessoa de 30 anos, do sexo masculino, que evoluiu para a cura. O quarto caso é o morador de Campos de Júlio, tratado no município de Cáceres, uma jovem de 18 anos, sexo feminino, que foi a óbito.

As notificações por dengue hemorrágica, ou com complicações, foram registradas somente nos meses de Janeiro e Fevereiro. No mês de Março, até a presente data, não se registrou nenhum desses casos.

As chuvas continuam e o período continua propício, no mês de março, para ocorrências e o alerta que a Secretaria de Estado de Saúde dá é a observação quanto às instruções dos cuidados a tomar no que se refere às maneiras de se evitar a dengue. “A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso é necessário acabar com os criadores, lugares de nascimento e desenvolvimento dele”, disse Miriam Estela.

Assim, é preciso não deixar água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias, copinhos descartáveis. Também não se deve esquecer de tampar as caixas de água, cisternas, tambores, poços, depósitos onde a fêmea do mosquito possa depositar os ovos.

“E caso a pessoa sinta dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta, passando de 40 graus, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, fraqueza, dor nos músculos e nas juntas e, em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de sua casa”, alertou Miriam Estela.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/183201/visualizar/