Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 25 de Março de 2008 às 09:18

    Imprimir


Dados do Ministério da Saúde mostram que ao menos 54 mil pessoas com diagnóstico de câncer aguardam em filas de espera para a radioterapia no país, revela reportagem de Cláudia Collucci publicada na edição desta terça-feira da Folha de S.Paulo.

A radioterapia é fundamental para o sucesso do tratamento. O ministério não informou o tempo médio de espera, mas, conforme apuração da Folha em dez serviços, chega a seis meses.

Segundo a reportagem, o problema se agravou nos últimos meses porque uma norma da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que serviços de radioterapia desativassem máquinas antigas que colocavam em risco a saúde de pacientes. O país conta, atualmente, com 267 equipamentos. Para atender a demanda, seriam necessárias mais 85 máquinas.

Do total na fila de espera, 32,4 mil dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) --os demais são usuários de planos e convênios de saúde. O Instituto Nacional do Câncer estima que o país registre neste ano 351.720 casos novos de câncer (sem contar o de pele).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/183263/visualizar/