Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 22 de Março de 2008 às 09:16
Por: Sérgio Luiz Fernandes

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está implantando ações para redimensionar a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Mato Grosso. Com esse objetivo, foi criada uma Comissão Interinstitucional formada por profissionais da Educação Básica, através de uma portaria (n.º 44) publicada no dia 19 deste mês, no Diário Oficial do Estado. A intenção é criar novos Centros de EJA. Mato Grosso conta hoje com seis unidades para esta modalidade de ensino (quatro em Cuiabá, uma em Várzea Grande e outra em Juína).

A comissão é composta por representantes da Seduc, do Conselho Estadual de Educação, das Assessorias Pedagógicas de Cuiabá e Várzea Grande, Sintep e Fórum Permanente de Debates da Educação e Jovens e Adultos no Estado (FPDJA). Os servidores que atuam na Equipe da EJA, na Seduc e das Assessorias Pedagógicas de cada município também são membros natos desta comissão. A mesma é presidida por Sávio de Brito Costa, gerente de EJA da secretaria.

Esta comissão terá o prazo de um ano para realizar os seguintes objetivos: mapear a localização de cada unidade escolar em que é ofertada a modalidade de EJA, tanto as estaduais quanto as municipais. No ano passado, foram feitas 75 mil matrículas de EJA em 324 escolas. Já existia, na ocasião, uma demanda reprimida aproximada de 800 mil pessoas sem formação ou com formação incompleta.

A comissão terá ainda a incumbência de propor a construção coletiva de uma proposta curricular que atenda aos anseios da Comunidade Escolar, bem como levantar a capacidade física, material e de recursos humanos necessários para o desenvolvimento desta proposta. Os membros da comissão deverão também propor as devidas adequações em programas da Seduc como o Sistema de Gerenciamento de Recursos Humanos (Turmalina) e o Sistema Integrado de Gestão Escolar (Sigescola), visando o redimensionado da EJA.

A diminuição gradual do analfabetismo e o atendimento de adolescentes pela EJA são metas previstas no Plano Estadual de Educação (Lei 8.806), publicado no Diário Oficial de 10 de janeiro deste ano.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/183432/visualizar/