Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 12 de Março de 2008 às 13:46
Por: Anderson Acendino

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES), e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) empossam nesta sexta-feira (14.03), o Grupo Gestor Estadual do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

O ato acontece na sala Ana Estrela, localizada na sede Central da SES, às 9h00. Os objetivos do Grupo Gestor são: planejar as ações que serão desenvolvidas nos próximos anos junto às escolas de Mato Grosso, apoiar e acompanhar de forma contínua as ações desencadeadas nos municípios que tenham interesse em aderir ao projeto, além de incentivar a adesão.

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas vêm sendo executado no Estado desde o ano de 2006, tendo como finalidade de desenvolver ações articuladas entre a Educação e a Saúde na prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS e a evasão escolar por gravidez na adolescência. Trabalha também na prevenção ao uso abusivo do álcool e outras drogas e com todo tipo de violência. “O projeto busca abordar os temas por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento a esse público, através de rodas de conversas, seminários e grupos de estudos”, disse a técnica do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas da SES, Maria José Pinheiros Santos.

O Grupo Gestor a ser empossado será composto por representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Universidade Candido Rondon (Unirondon), Universidade de Várzea Grande (Univag), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (Unic), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Centro de Apoio e Desenvolvimento Social (CADS), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), União dos Dirigentes Municipais da Educação de Mato Grosso (Undime), Associação Grêmio Estudantil, Grande capítulo Ordem Demolay (Maçonaria), Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e a Central Única das Favelas (CUFA).

Segundo Maria José, o projeto foi iniciado nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande em 2006, envolvendo dez escolas dos dois municípios. “No ano de 2007, foram capacitados mais 12 municípios com recursos do Plano de Ações e Metas. E a meta para o ano de 2008 é capacitar multiplicadores de mais dez municípios, o que dará um montante de 44 escolas atendidas pelo projeto”, disse Maria José.

As escolas envolvidas nesse projeto são escola Presidente Médici, Leovegildo de Mello, Pascoal Moreira Cabral, Júlio Corrêa, Salin Nadaf, Antônio Epaminondas, Rafael Rueda, Constança Palma, Irenice Godói e Cefet. Os municípios referências são: Juara, Juína, Alta Floresta, Sinop, Cáceres, Diamantino, Barra do Garças, Confresa , Tangará da Serra e Rondonópolis.

De acordo com Maria José a grande novidade é que o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas passa agora a ser Programa, com recursos próprios oriundos do Governo Federal, o que garante maior facilidade na execução dos trabalhos. “É uma grande satisfação ver o reconhecimento do nosso trabalho, com a elevação do projeto para programa, estaremos fortalecendo as ações na perspectiva da formação integral, para proporcionar à comunidade escolar meios para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens”, disse a técnica.

Os municípios irão instituir, conforme critérios locais a composição dos Grupos Gestores Municipais, para conduzir o Projeto. Cada instância irá desenvolver suas atribuições, observando as Diretrizes do Projeto, elaboradas pelo Grupo Gestor Federal. Cada nível de Gestão do Projeto terá a participação de jovens e adolescentes, uma vez que as ações deverão ser executadas com a participação deles. “ A participação dos jovens é primordial pois facilita a disseminação das informações, pela linguagem mais simples, chamada educação de pares, desenvolvida entre eles”, disse Maria José.

DADOS - Em Mato Grosso, a população de adolescentes e jovens na faixa etária de 10 a 24 anos é de 1.403.621, representando 32% da população do Estado. Segundo o MEC, 60% dos jovens em todo o Brasil estão nas escolas. Uma pesquisa realizada pela Unesco em 2002 revelou que Cuiabá é a 2ª capital com maior índice de adolescentes de 10 a14 anos grávidas, cursando o Ensino Fundamental, cerca de 22%.

A Organização Mundial da Saúde estima que no Brasil somam-se 12 milhões de casos de DSTs por ano, sendo que a faixa etária de maior risco é de 15 a 24 anos. Tratando-se das gestantes adolescentes HIV positivo, Mato Grosso, apresentou 200 casos, na faixa etária de 10 a 24 anos, no período de 2000 a 2005.

A juventude brasileira detém atualmente 15,2% dos casos notificados de AIDS. Do ano de 1985 a 2004 foram acumulados 55.060 casos de AIDS entre os jovens com menos de 24 anos. Só em Mato Grosso, somaram-se 3.626 casos até o ano de 2006. De acordo com dados repassados pelo Sistema Nacional de Informação (Sinan), a Regional da Baixada Cuiabana concentra 65,16% dos casos, ou seja, 2.363 casos.





Fonte: SES/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/184160/visualizar/