Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Março de 2008 às 17:53

    Imprimir


No primeiro Dia Mundial do Glaucoma, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), anuncia que a doença atinge 65 milhões de pessoas em todo o mundo. A escolha do dia 6 de março foi uma iniciativa da Associação Mundial do Glaucoma e da Associação Mundial de Pacientes para combater a doença, conhecida como "ladrão silencioso da visão". No Brasil, além dos 900 mil portadores, estima-se que existam outras 900 mil pessoas ainda sem diagnóstico, diz a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A expectativa com a celebração da data é de chamar a atenção de autoridades e formadores de opinião sobre a magnitude do problema. A ação pretende aumentar a expectativa de vida da população.

No Brasil, a doença é lembrada no Dia Nacional do Glaucoma - 26 de maio. Nesta data, a SBG deve colocar postos de medição gratuita da pressão intra-ocular, em todo o território nacional.

A doença

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intra-ocular, geralmente devido a um bloqueio do fluído no interior do olho. Com o tempo, isso causa dano ao nervo óptico e, se não for devidamente tratado, leva à perda gradual e irreversível da visão.

A doença é apontada pela OMS como a principal causa de cegueira irreversível e atinge cerca de 3 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

Tratamento

Segundo a SBG, o glaucoma é uma doença crônica que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de se evitar a perda da visão.

O tratamento clínico inicial é feito com colírios que baixam a pressão intra-ocular. A terapia com laser é indicada quando o tratamento com o colírio não é capaz de conter os níveis elevados de pressão. O procedimento cirúrgico é a ultima opção de tratamento.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/184613/visualizar/