Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 04 de Março de 2008 às 16:47

    Imprimir


O Ministério da Educação (MEC) vai montar este ano 4.500 salas com recursos multifuncionais em escolas públicas de todo o Brasil. São espaços preparados para garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais, contendo computadores com programas de leitura para deficientes visuais, impressoras em Braille, livros com fontes maiores e outros equipamentos.

A nova política de educação inclusiva estabelece que os alunos com necessidades educacionais especiais freqüentem o ensino regular e, no contra-turno, recebam atendimento diferenciado. O curso de formação continuada de professores em atendimento educacional especializado, que está sendo realizado em Brasília até a próxima quinta-feira (6), prepara docentes para lidar com esses estudantes e utilizar os recursos oferecidos.

O curso, aberto nesta terça-feira, é uma iniciativa que formará, ainda este ano, 1920 professores em todo o país. A inclusão de alunos especiais está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que engloba mais de 50 ações que, juntas, devem assegurar educação de qualidade.

“As salas de recursos multifuncionais são espaços que já fazem parte do sistema educacional brasileiro”, afirmou a secretária de Educação Especial do Ministério da Educação, Claudia Dutra, nesta terça-feira, na abertura do curso de formação continuada.

“Nos últimos três anos, foram inauguradas 1.200 salas em todo o Brasil, além das escolas que fazem atendimento especializado e vão continuar fazendo, porém agora muito mais voltadas para apoiar o ensino comum e não para substituí-lo”, explicou.

“Além do espaço, do equipamento, do mobiliário, dos recursos didáticos específicos para o atendimento educacional especializado, nós teremos com esse curso a formação específica para o professor atuar nessa sala”, reiterou a secretária. O curso vai até a próxima quinta-feira (6).





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/184786/visualizar/