Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 29 de Fevereiro de 2008 às 15:36

    Imprimir


Os suplementos vitamínicos não protegem contra o câncer de pulmão e em alguns casos, como o da vitamina E, podem aumentar o risco de desenvolver esta doença. A conclusão é de um estudo feito com 77 mil consumidores de complexos vitamínicos que será publicado na edição de março do "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine".

"Nosso estudo sobre suplementos vitamínicos, vitamina C, vitamina E e ácido fólico não mostrou evidência de que haja uma redução no risco de câncer de pulmão", afirma o autor do trabalho, Christopher Slatore, da Universidade de Washington.

De acordo com o pesquisador, o aumento de ingestão de Vitamina E suplementar à dos alimentos esteve associada --estatisticamente-- com um pequeno aumento no risco de câncer de pulmão.

Das 77.126 pessoas que participaram do estudo, escolhidas entre a população com fatores de risco, 521 desenvolveram câncer de pulmão, o que corresponde às previsões sobre o grupo em questão.

Entre os que desenvolveram a doença, somadas às relações contrastadas como histórico familiar, idade e hábito de fumar, houve associação com a ingestão de vitamina E.

Os pesquisadores informaram que o aumento do risco foi mais notório entre os fumantes.

Slatore afirma que "os resultados devem induzir os médicos a aconselharem os pacientes que os suplementos vitamínicos dificilmente vão reduzir o risco de câncer e podem ser prejudiciais".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/185152/visualizar/