Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 26 de Fevereiro de 2008 às 08:32

    Imprimir


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o OraQuick, teste rápido para verificar a presença de anticorpos HIV 1 e 2 a partir de amostras de fluido oral.

O teste, que já é usado nos Estados Unidos e em países da União Européia com sucesso, tem precisão superior a 99% e o resultado sai em apenas 20 minutos. Hoje, o diagnóstico tardio é um dos principais obstáculos para que os portadores do vírus tenham tratamento correto.

Embora já existam outros testes de resultado rápido no país, este é o primeiro onde a amostra de sangue não é necessária. A infectologista Ely Côrtes, chefe do setor de infectologia e coordenadora do Programa de Aids do Hospital da Lagoa, explica que o novo teste é tão seguro quanto os métodos tradicionais:

- Esse teste tem altíssima sensibilidade e especificidade, levando a um altíssimo grau de confiabilidade, comparando-se aos testes tradicionais de sangue - avalia a médica.

O produto não vai ser vendido na farmácia, e só vai poder ser usado por profissionais de saúde, órgãos públicos, clínicas, hospitais e consultórios. O exame só deve ser feito na presença de um médico. Por enquanto, o preço do teste ainda não foi definido. Nos Estados Unidos, ele gira em torno de R$ 40.





Fonte: Globo.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/185579/visualizar/