Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 25 de Fevereiro de 2008 às 18:13

    Imprimir


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução para que seja exigida, a partir de hoje, uma avaliação de distúrbios do sono para as pessoas que pretender tirar ou renovar a carteira de motorista nas categorias C (caminhão), D (ônibus) e E (carreta) e também para os motoristas de vans, caminhão e ônibus que a vão renovar a habilitação profissional.

Os candidatos deverão ser avaliados quanto à Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono. Além do questionário, o médico deverá verificar a pressão e calcular o Índice de Massa Corporal; a obesidade pode provocar sonolência, e a medida do pescoço pode identificar a suspeita de apnéia - doença que interrompe o sono.

Dependendo da pontuação atingida no exame, a pessoa será enviada para investigação da qualidade de sono. Se for comprovado um distúrbio grave do sono, a habilitação será negada. Segundo o Jornal Hoje, o preço do exame poderá assustar os motoristas, pois pode chegar a R$ 1 mil.

Segundo estudos relativos a problemas do sono, o distúrbio pode reduzir a capacidade de atenção e reação dos condutores, principalmente daqueles que passam mais tempo ao volante, como os motoristas de ônibus e transporte de cargas.

No Brasil, 8.617.331 condutores possuem categorias C, D ou E. Os exames de avaliação relativos ao distúrbio do sono serão realizados com os demais exames de aptidão física e mental.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/185618/visualizar/