Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 22 de Fevereiro de 2008 às 22:17
Por: Roseli Riechelmann

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação implanta o Sistema Integrado de Gestão Escolar, o Sigscola, nas escolas estaduais informatizadas, que passam a ser conectadas às superintendências da Seduc, fornecendo um banco de dados com informações sobre o histórico dos alunos, as condições dos prédios e até a vida funcional dos professores.

O sistema funciona desde 2005 em cinco escolas-piloto. Nos dois anos posteriores, 2006 e 2007, a Seduc estendeu o programa em toda a rede. A partir de 2008 integrará as superintendências. A meta da coordenação do SigEscola é que até 2009, 100% dos estabelecimentos de ensino estadual estejam utilizando o sistema.

“Temos algumas modalidades, com especificidades, como a educação indígena, que ainda não são atendidas pelo sistema”, informa a professora Sônia Serrano, membro da equipe SigEscola Gestão. Conforme ela, as dificuldades estão na falta de energia nas escolas ou na distância até as assessorias pedagógicas.

Os participantes fizeram vários questionamentos sobre as necessidades técnicas das coordenações, ainda não contempladas no sistema. A equipe do SigEscola informou que todas as alterações solicitadas serão inseridas quinzenalmente no sistema. “Uma nova versão estará acessível a cada 15 dias”, diz Sônia. Os ajustes serão feitos de acordo com a demanda.

O SigEscola será integrado ao Educacenso, do Ministério da Educação (MEC), migrando informações diretamente para o banco de dados federal. “Poderemos sistematizar nacionalmente a coleta de dados e integrar as informações, como ocorre em 16 estados brasileiros”, destaca a coordenadora do Educacenso, na Seduc, Rosângela Garcia.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/185917/visualizar/