Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 20 de Fevereiro de 2008 às 14:52
Por: Ivana Camargo

    Imprimir


Definir metas, objetivos e planos de ação sobre a educação no meio ambiente. Estes foram alguns dos assuntos tratados pelos agentes da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) durante o 1º Encontro de Debates/2008 sobre Educação Ambiental, realizado na quarta-feira (13/02) na Escola de Governo, autarquia ligada a Secretaria de Estado de Administração (SAD).

De acordo com o superintendente de Educação Ambiental, Antônio Carlos Nogueira, um dos principais planos de ação é a conscientização e sensibilização da população – ‘tanto dos adultos como das crianças’ - sobre os crimes cometidos contra a natureza. “O nosso trabalho não é de prevenção. Estamos aqui para conscientizar e sensibilizar as pessoas para os problemas relacionados ao meio ambiente. Ele é preventivo, pois entendemos que é melhor educar, e assim evitar que alguém cometa um crime ambiental”, destacou Antônio.

O superintendente disse que por meio da educação esse risco é anulado, tornando a prevenção necessária. “As crianças são os melhores fiscais que já vi. Quando um adulto faz algo errado perto de uma criança, ela logo chama a atenção para o erro. Adultos ficam com vergonha quando levam bronca de uma criança. Então essa educação ambiental deve ser realizada principalmente com crianças, pois elas se tornarão adultos conscientes”, explicou.

Nogueira aproveitou a oportunidade para lembrar que pequenas atitudes no dia-a-dia contribuem muito com a preservação do meio ambiente. “Não jogar óleo de cozinha na pia é um bom exemplo. As pessoas devem fazer o reaproveitamento desse óleo, utilizando, por exemplo, para fazer sabão caseiro. Não deixar os lixos misturados, tomando o cuidado de separar papel, vidro, alumínio. Isso facilita muito quando não existe um local para reciclagem imediata, e a natureza agradece”.





Fonte: SAD-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/186163/visualizar/