Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 19 de Fevereiro de 2008 às 18:32

    Imprimir


O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (19) a "Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro", que tem como principal objetivo melhorar o ensino da língua portuguesa nas escolas públicas do país. O projeto tem como foco a formação dos professores por meio da motivação dos alunos em sala de aula. Serão aplicados R$ 15 milhões em produção de diferentes materiais didáticos, realização de oficinas de leitura e campanha de divulgação.

"Este projeto não se resume a uma competição, não basta o aluno ter uma boa redação. Ele é mais completo, engloba a formação do professor que vai ser estimulado a trabalhar a redação em sala de aula. Além disso, a premiação acontece em anos pares, nos anos ímpares a formação continua ", afirmou Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do MEC.

A olimpíada pega carona no projeto "Escrevendo o Futuro", criado em 2002 pela Fundação Itaú Social em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A diferença é que partir de agora, com o apoio oficial do MEC, a competição torna-se uma política pública de educação e será coordenada pelo Governo federal.

"Estabelecemos uma parceria com o Itaú e com o Cenpec sem querer trazer modelos prontos ou verdades absolutas. Vamos absorver as boas experiências e experimentá-las. Para o MEC, essa é uma oportunidade importante e rara, pois o programa 'Escrevendo o Futuro' já está organizado e instituído, tendo como base a formação dos professores - uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação [PDE]", disse Maria do Pilar.

Expectativa

A expectativa do MEC é que a Olimpíada consiga mobilizar cerca de seis milhões de alunos da rede pública, cerca de 80 mil escolas, 200 mil professores e 4.450 cidades. Na última edição do "Escrevendo o Futuro", antes da parceria com o MEC, cerca de 15 mil escolas participaram.

Segundo Maria do Pilar, a intenção é que a olimpíada incida diretamente na melhoria dos índices educacionais do país - especialmente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Brasil alcançou a pontuação 3,8 numa escala que vai até 10. "A meta é atingirmos nota 6 até 2022 e para isso temos que envolver as escolas na olimpíada. Para isso vamos 'provocar' os municípios com os piores índices educacionais e estimulá-los a participar do projeto", afirmou Maria do Pilar.

Como será a Olimpíada

A Olimpíada terá como tema central "O lugar onde vivo", que será desenvolvido em três gêneros: poesia (para alunos da 4ª e 5ª séries); memória (para estudantes da 7ª e 8ª séries) e artigo de opinião (para os estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio). As inscrições foram abertas nessa terça (19) e seguem até o dia 14 de abril.

"Esse tema central exige que o aluno converse com pessoas da comunidade, resgate a sua história. Ele vai expressar essas idéias em textos e o trabalho deixa de ser apenas uma bela redação. O aluno participa junto com o professor, com a escola e com a comunidade", disse Antônio Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social.

Ao todo, serão cinco etapas que incluem a seleção escolar, municipal, estadual, regional e nacional. Na primeira etapa, serão selecionados até 134 mil textos. Na segunda fase, serão escolhidos os 25 mil melhores trabalhos. Na terceira fase serão definidos 500 semifinalistas. Na quarta etapa serão definidos os 150 melhores trabalhos e, por último, serão premiados os 15 melhores textos (cinco em cada modalidade).

Segundo Sônia Madi, coordenadora do programa no Cenpec, cada cidade terá no mínimo três vagas e no máximo 60, levando em consideração a quantidade de textos enviados para análise. "Será respeitada a proporção para que todos os estados possam participar em igualdade", afirmou.

A premiação

Os 500 alunos e professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros. Os 150 finalistas serão premiados com medalhas de prata e aparelhos microsystem e os 15 vencedores receberão medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os vencedores receberão um laboratório de informática (com dez computadores sem internet), além de livros para reforçar a biblioteca.

Como participar

Para participar da Olimpíada, o primeiro passo é a adesão da rede de ensino. No caso das escolas municipais, o prefeito e o secretário municipal de ensino devem assinar um termo de adesão. No caso das escolas estaduais, a inscrição fica a cargo do secretário estadual. O formulário ficará disponível nos sites do MEC, da Fundação Itaú Social, do Cenpec e do próprio programa, a partir das 19h desta terça-feira (19). Além disso, ele pode ser retirado nas secretarias de educação.

Após a adesão dos municípios e estados, as escolas que tiverem pelo menos um professor interessado devem fazer o mesmo procedimento. Não há limites de professor por escola.

Confira o calendário

Atividade Data

Adesão das redes de ensino e inscrição das escolas até dia 14 de abril

Envio dos textos para o município até dia 18 de agosto

Envio dos textos para o estado até dia 8 de setembro

Análise das comissões estaduais de 1º a 10 de outubro

Oficinas regionais de 21 de outubro a 19 de novembro

Comissão finalistas 20 de novembro

Comissão final de 21 a 30 de novembro

Premiação nacional dia 1º de dezembro





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/186276/visualizar/