Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 31 de Janeiro de 2008 às 16:37

    Imprimir


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta quinta-feira o primeiro caso de 2008 de dengue hemorrágica (forma mais letal da doença) em Mato Grosso. Uma menina de 11 anos está internada a nove dias em um hospital da cidade de Tangará da Serra, região Norte de Mato Grosso, a 242 quilômetros da capital Cuiabá. A Saúde também investiga um outro caso envolvendo uma mulher em Matupá, Norte de Mato Grosso, a 695 km de Cuiabá.

A menina Jaqueline Ferreira da Silva (11) mora com a avó no bairro Jardim Angola, lugar que registrou mais casos de dengue este ano. O bairro concentra 10 das 27 pessoas que ficaram doentes em Tangará. A Secretaria Municipal de Saúde fez o bloqueamento sanitário do bairro.

A avó da criança, Maria da Silva, afirmou que a neta começou a sentir dor fortes nas costas. Preocupada, a avó levou a menina até um hospital público. Dias depois, ela recebeu alta, mas no fim de semana voltou a se sentir mal e foi internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital com mais infra-estrutura para prestar atendimento médico. A avó afirmou que o estado de saúde da neta piorou e que os médicos também diagnosticaram suspeita de hepatite.

A médica epidemiologista do Estado, Subene Lotufo, recebeu os prontuários médicos e clínicos municipais e confirmou dengue hemorrágica. No ano passado, foram 14 casos. Sete pessoas morreram e sete se curaram. Foram identificados ainda cerca de 14 mil casos de dengue comum.

A Saúde registrou um total de 854 casos dengue em 2008, conforme dados divulgados na quarta-feira. Comparado com os registros do ano de 2007, durante o mês de Janeiro, que foi de 3.000 casos notificados de Dengue, o número representou uma queda de 71% nas ocorrências de casos no ano.

Atualmente, segundo a SES, Mato Grosso tem 107% de cobertura vacinal contra dengue. O percentual deve-se ao fato do Estado receber muitos visitantes de vindos da Bolívia, e dos estados de Goiás, Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantis.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/188041/visualizar/