Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 30 de Janeiro de 2008 às 16:52

    Imprimir


A Secretaria Estadual de Saúde divulgou hoje a informação de que o estado registrou uma queda nas notificaçõs de casos de dengue em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período de 2007.

Foram registrados até hoje, 854 casos dengue, segundo dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVSA) da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Comparado com os registros do ano de 2007, durante o mês de janeiro, que foi de 3 mil casos notificados de dengue, o estado apresentou uma queda de 71% nas ocorrências de casos neste mês.

“Mesmo registrando a redução, o Estado está em alerta para as ocorrências dos meses de fevereiro e março, meses esses que, na sua série histórica, registra elevação. Os municípios devem ficar atentos e a população em alerta seguindo as recomendações do Programa de Controle da Dengue em não deixar água parada em vasos de plantas, pneus, lixo acumulado, entre outras recomendações”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Encarnação Villa.

A superintendente informou que, no mês de Janeiro de 2008, foram notificados dois casos suspeitos de Febre Hemorrágica de Dengue, um em Matupá (a 695 quilômetros ao Norte de Cuiabá) e outro em Tangará da Serra (distante 239 quilômetros da Capital, na região Medio-Norte do Estado). Os dois casos estão sob investigação.

De acordo com a Nota Técnica do Ministério da Saúde podem ocorrer casos de manifestações neurológicas associadas à dengue. É um evento raro, sendo recomendado que profissionais da rede de serviços de saúde fiquem atentos para essa possibilidade, com a notificação e investigação oportuna visando o adequado encaminhamento do caso suspeito.

Conceição Villa disse que “em Mato Grosso, ainda não foi registrada nenhuma notificação de ocorrência desse tipo de complicação da dengue. Mesmo assim a SES está atenta e, nas capacitações que vem realizando para atualizar os conhecimentos médicos sobre a dengue, informa aos participantes sobre os cuidados com essa manifestação grave e rara da doença”.

A superintendente ressaltou que “o esforço para prevenir e controlar a dengue depende, também da contribuição efetiva da população em parceria com o Poder Público.

Prevenção

Atitudes simples podem acabar com os focos de dengue na sua casa, como encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de planta, lavar semanalmente, por fora e por dentro, com escova e sabão, tanques utilizados para armazenar água, jogar em sacos de lixo que serão fechados todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e outros.

O cuidado com os recipientes usados para guardar água inclui manter bem tampados tonéis e barris de água, lavar, principalmente por dentro e com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada e, se tiver vasos de plantas aquáticas trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana.

Quanto aos sacos de lixo devem sempre estar bem fechados e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada, não jogar lixo em terrenos baldios, remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas, não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje e, se não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta lavá-lo com escova, água e sabão uma vez por semana são medidas altamente recomendáveis.

A entrega de pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, a guarda dos mesmos sem água em local coberto e abrigado da chuva e guardar garrafas sempre de cabeça para baixo são outros hábitos que devem fazer parte do elenco de ações que podem contribuir para o êxito no enfrentamento da Dengue.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/188205/visualizar/