Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 17 de Janeiro de 2008 às 09:44
Por: Gilmar Lisboa

    Imprimir


O deputado Maksuês Leite (PP) disse nesta quarta-feira (16) que irá voltar a defender, após o Carnaval, o projeto de instalação de uma unidade da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) em Várzea Grande. Segundo Maksuês, as conversas deverão se intensificar junto ao reitor da universidade, Paulo Speller, a quem cabe viabilizar a instalação da unidade da instituição de ensino no município.

Maksuês fez a afirmação durante sua participação, na tarde desta quarta-feira, no Programa “Entrevista Coletiva”, da TV Assembléia. O deputado falou que a implementação de uma unidade da UFMT em Várzea Grande é uma reivindicação antiga da população da cidade, que não conta hoje com nenhuma universidade pública em seu território.

“A cidade tem apenas universidades privadas e a instalação de uma unidade da UFMT vai fortalecer o ensino superior na região”, disse Maksuês, que se queixou da pouca prioridade dada à questão pelos administradores que passaram pelo município nos últimos anos.

O deputado lembrou que a Educação superior está entre os segmentos que terão prioridade nas discussões que vai conduzir em Várzea Grande em 2008. Ele lembrou que, além desse segmento, também vai realizar outras cinco audiências públicas em Várzea Grande, até junho de 2008. A exemplo das cinco audiências realizadas no segundo semestre de 2007, os eventos de 2008 vão discutir saídas para problemas enfrentados por setores considerados estratégicos no município.

Serão debatidas soluções para as áreas de saneamento básico e água tratada, turismo e hotelaria, meio ambiente, plano diretor e urbanismo, além de discutidas alternativas para maior valorização do servidor público municipal.

As discussões de 2008, a exemplo de 2007, envolverão o Poder Público, Ongs, especialistas das áreas abordadas, estudantes, acadêmicos e população em geral. Ao final das cinco audiências, Maksuês pretende condensar as sugestões e opiniões em uma coletânea que servirá de referência para o Poder Público aprimorar os setores onde forem apontadas deficiências. A obra, juntamente com a coletânea que condensará os problemas levantados nas cinco audiências de 2007, também será distribuída em universidades, escolas e órgãos públicos, como o Ministério Público, para servir de referência sobre o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Várzea Grande.

Em 2007, Maksuês promoveu cinco grandes audiências para debater saídas para problemas enfrentados por setores considerados estratégicos em Várzea Grande. Foram discutidas alternativas para equacionar pendências nas áreas da Indústria e Comércio, Educação, Saúde, Segurança Pública e Esporte Amador.

Vale retorno – Na entrevista que deu ao Programa “Entrevista Coletiva”, Maksuês também lembrou da necessidade de se criar programas em Várzea Grande que permitam facilidades para a população de baixa renda se deslocar no município e, conseqüentemente, fortalecer o comércio do centro da cidade.

Ele defendeu projeto que permitiria, por exemplo, a redução dos custos do transporte para os moradores da periferia que investirem no comércio central da cidade.

O projeto “Vale Retorno”, subsidiado pela administração pública, permitiria, por exemplo, garantir passagem gratuita de volta para casa aos moradores do bairro Cristo Rei que se deslocassem do bairro para o centro da cidade e gastassem um determinado valor nas lojas. “Seria uma forma de incrementarmos os lucros do comércio e, ao mesmo tempo, facilitarmos o deslocamento de moradores que necessitam ir ao centro de Várzea Grande para as compras”, falou Maksuês.

O deputado também lembrou da necessidade de se criar em Várzea Grande programas que incentivem a vinda de empreendedores para a cidade. Maksuês falou que a cidade convive hoje com uma legião de cerca de 50 mil excluídos e o próximo administrador precisa achar saídas para acomodar esse universo de pessoas em frentes de trabalho que possam recuperar a economia local.

O deputado defendeu a implementação de um consórcio municipal que possa servir de ferramenta, aos prefeitos de Várzea Grande e de Cuiabá, para o desenvolvimento conjunto, nos dois municípios, das atividades mais estratégicas dessas duas cidades.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/190032/visualizar/