Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 26 de Maio de 2013 às 06:37
Por: Weverton Correa

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, engenheiros, arquitetos e médicos vistoriam, na manhã de ontem, o Hospital Regional de Sinop. A intenção é fazer um "raio x" da estrutura do prédio (alas que ainda não funcionam) para as readequações necessários para o recebimento dos demais equipamentos anunciados, no último final de semana, que já estão em Cuiabá. São três carretas, lotadas, com 84 camas, blocos cirúrgicos, respiradores e monitores - usados em UTIs, carrinhos, serras elétricas e auto clave. A quantidade representa cerca de 70% da infraestrutura necessária. Cerca de R$ 6 milhões foram investidos.

Mauri explicou que a partir da vistoria, um plano de ação será criado. A prioridade é o funcionamento das UTIs adultas. Apesar da expectativa, prazos não foram feitos, no entanto, objetivo é colocar a unidade hospitalar plenamente em funcionamento em breve. "Agora vamos acelerar para que possamos colocar em tempo recorde, à disposição da sociedade, o hospital na sua plenitude, até porque parcialmente ele já está funcionando desde o último dia 11 de setembro do ano passado", afirmou. Atualmente 21 leitos estão em funcionamento.

O presidente da comissão executiva das Organizações Sociais de Saúde (OSSs), Jorge Lafeta, destacou que por exemplo, em vistoria na ala destinada às UTIs adultas, adequações em dois pontos. "Da geração de energia, dos geradores, porque aqui vamos trabalhar com vidas e não pode acontecer uma queda [de energia]. Ainda, também, os gases medicinais, controle da pressão deles", destacou.

O vice-presidente da Fundação Comunitária de Saúde São Antônio, João Carlos Girard, frisou a abertura gradual das alas do hospital. "Nós assumimos em 12 de setembro e havia toda uma previsão de funcionamento. Por enquanto funciona urgência e emergência e o Santo Antônio [hospital] faz uma retaguarda importante para o funcionamento do regional. Mas agora, vem se negociando, retomando as negociações para que venham os equipamentos, as reformas".

O hospital ficou pronto em 2008, no final do 2º mandato do ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB). A obra foi construída pela União com participação da prefeitura.

(Fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)








Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/19007/visualizar/