Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 16 de Janeiro de 2008 às 10:34
Por: Simone Alves

    Imprimir


O historiador e prefeito Wilson Santos está comemorando o resultado de mais uma edição do Cuiabá-Vest como se tivesse sido um dos aprovados no Concurso Vestibular, tudo por causa do número recorde de alunos que conseguiram êxito. A implantação de cursinhos gratuitos e voltados a auxiliar estudantes carentes dispostos a garantir vaga no terceiro grau se transformou num sucesso. A prefeitura não consegue mais atender a demanda. Santos percebeu que a efetivação do Cuiabá-Vest, prometido em campanha, foi uma medida acertada e começa a tirar dividendos políticos.

O prefeito destaca que a meta do Cuiabá-Vest era aprovar 250 neste último vestibular da UFMT, Unemat e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Os primeiros levantamentos apontam que 410 já conseguiram vagas para ingressar em curso superior, o dobro do número de aprovados na edição anterior.

Ao todo, 2,1 mil alunos fizeram no ano passado o curso pré-vestibular comunitário da prefeitura, divididos em 11 turmas. Oficialmente, entre Cefet, Unemat e particulares, através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), até o momento foram 230 aprovações confirmadas.

Há filas de espera para inscrição no curso preparatório, não só por conta da qualidade do ensino, já que os 40 professores são, em sua maioria, os mesmos dos cursos particulares que mais aprovam, mas também devido ao fato da gratuitade, enquanto numa escola particular se gastaria em torno de R$ 160 mensais, algo difícil para estudantes de baixa renda, muitos, inclusive, desempregados.

Implantado em 2005, o cursinho comunitário aprovou no vestibular da UFMT de 2006, 127 candidatos. Ao somar os aprovados na Unemat e no Cefet, a lista aumenta para 187 nomes. Segundo o diretor da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec), Sérgio Cintra, só na UFMT a aprovação foi de 22% dos candidatos, número que não fica atrás dos principais cursinhos ministrados na Capital.

As inscrições para o cursinho preparatório para o próximo vestibular começam no final deste mês. A data ainda será definida. Os inscritos passam por uma seleção, em que a prioridade são os candidatos de baixa renda. (Simone Alves





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/190194/visualizar/