Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 14 de Janeiro de 2008 às 22:19

    Imprimir


O nível de exigência foi destaque no segundo dia de exames da segunda fase do vestibular 2008 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ). De acordo com professores de cursinhos ouvidos pelo G1, tanto a prova de química, quanto a de história tiveram grandes níveis de cobrança.

“A prova foi bastante exigente. Diminuíram o número de itens, mas isso não significa diminuição do grau de dificuldade. Um aluno da escola pública teria muita dificuldade parar fazer. Essa foi uma prova de exclusão social”, avalia o coordenador de história do curso Etapa, Rogério Forastieri da Silva. “Muitas perguntas envolveram um grau de erudição que mesmo na universidade não se tem.”

O professor Márcio Novaes, do Cursinho da Poli, afirma que o exame exigiu muita atenção do estudante. “A prova estava trabalhosa e é tradicionalmente difícil. E como eram 12 questões de história e de química, o estudante tinha que escolher o que ia fazer”, disse.

Para o coordenador de química do Etapa, Édison de Barros Camargo, o exame teve questões que pareciam simples, mas não eram. “Colocar gelo em bebida, parece simplório, mas a questão é profunda. Isso engana”, disse. O docente classificou a elaboração do exame como uma “obra de arte”, no entanto, bastante distante de alguém da área de humanas, por exemplo.

Imprecisões

O coordenador de história do Objetivo, Daily de Matos Oliveira, observou que a questão 24, de história, permite dupla interpretação. “O vestibulando tanto podia entender que a pergunta cobrava sobre a década de 30, quanto sobre a década de 60, de acordo com o enunciado”, diz.

Para o coordenador de química do Anglo, João Usberco, o exame teve uma imprecisão em duas questões, na 4 e na 5. Segundo ele, a questão 4 informa as porcentagens de massa do ar, quando o comum é informar em volume. Já a pergunta seguinte fala da dissolução de bicarbonato na água, o que de acordo com o professor não produziria gás carbônico.

Antonio Mario Salles, do Objetivo, discorda da observação sobre o bicarbonato. De acordo com ele, o estudante devia saber que o fermento substância ácida em sua composição, o que levaria à liberação do gás. Já na questão 4, Salles informa que é possível ter dois tipos de resolução, e que a banca examinadora terá de considerar ambos.

O G1 publica as resoluções das provas feitas por professores do Cursinho da Poli. A partir desta quarta-feira (16) a comissão de vestibular divulgará as respostas esperadas pela banca examinadora.

A Unicamp registrou 7,57% de abstenção nesta segunda-feira (14). Dos 14.428 vestibulandos convocados, 1.097 não fizeram as provas. Os exames do processo seletivo continuam até essa quarta-feira.

A segunda fase é composta por oito provas discursivas, sendo duas por dia. Cada disciplina tm 12 questões e são divididas da seguinte maneira:

Domingo, dia 13 = Língua portuguesa e literatura e ciências biológicas; Segunda-feira, dia 14 = Química e história;

Terça-feira, dia 15 = Física e geografia; Quarta-feira, dia 16 = Matemática e inglês.

Este ano, o vestibular Unicamp recebeu 49.477 inscrições para 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 7 de fevereiro de 2008 e a matrícula deve ser feita dia 12 de fevereiro.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/190436/visualizar/