Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 09 de Janeiro de 2008 às 10:31
Por: Ney Santana

    Imprimir


A gestão democrática chegou também à rede municipal de ensino de Alto Paraguai. Numa iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foram empossadas na última terça-feira, dia 8, as novas diretoras das escolas Bela Vista e Pedro Duarte Lima, respectivamente Doramy Rosa Rocha e Luzia Moreira da Silva.

A solenidade aconteceu nas dependências do prédio da Secretaria e contou com a presença do prefeito Umbelino Alves Campos, o Bilu, da secretária de Educação Marina da Silva, da assessora pedagógica Norimar Lemes de Araújo (esta, representando a Secretaria do Estado de Educação – Seduc) e dos vereadores Maria Celeste Gomes, Ivo Ramos e José Valentim Neto, o Zelão, além das presidentes dos conselhos e funcionários das escolas.

Antes da cerimônia de posse, a secretária Marina explicou aspectos da gestão democrática e do trabalho integrado com a própria rede estadual de ensino. “Trata-se de um sonho que estamos realizando. Houve a eleição, com a comunidade escolar tendo a possibilidade de eleger pela primeira vez os diretores das escolas, e agora estamos fazendo a posse”, relembrou.

Já a assessora pedagógica Norimar enfatizou a importância dos membros dos conselhos deliberativos das escolas estarem em sintonia com as diretoras. “Esse trabalho em conjunto garantirá não só harmonia, mas também facilidade na hora de superar os obstáculos e os momentos difíceis”, afirmou.

Já os representantes do legislativo e o do executivo desejaram felicidade às novas diretoras. Bilu, inclusive, aproveitou para falar da expectativa em torno do último ano da sua administração à frente de Alto Paraguai. “Tivemos de superar muitas dificuldades nesses três anos que se passaram, mas tenho o orgulho de afirmar que, hoje, a casa está arrumada internamente. Agora só falta melhorarmos a fachada”, acentuou.

Muito trabalho pela frente

Mantendo um discurso afinado, tanto a nova diretora da escola Bela Vista, Doramy, quanto a da Pedro Duarte, Luzia, falaram nos desafios que terão pela frente nos próximos dois anos. “Temos muito que fazer. Melhorias com relação à estrutura da escola, aos materiais pedagógicas e à própria qualidade do ensino”, disse Doramy, ressaltando o apoio encontrado junto aos poderes executivo e legislativo e também ao conselho da escola.

Formada em licenciatura e pedagogia e pós-graduada em ciência da educação, Doramy, que tem 14 anos de magistério, disse que há nove leciona na Bela Vista. “Foram dois anos como professora e cinco como diretora eleita entre o quadro de professores. Agora, para o biênio 2008/2009, houve a eleição da comunidade escolar e obtive êxito novamente”.

Já Luzia, diretora eleita da Escola Pedro Duarte, também vinha ocupando o cargo há dois anos, sempre escolhida por professores e funcionários. Ela lembrou-se da reforma que está sendo executada no prédio da escola (“uma antiga luta”) e ainda acrescentou futuras conquistas, como sala de vídeo e biblioteca para os alunos. “Tudo isso é para melhorar a qualidade do ensino”, garantiu Luzia, que leciona há 15 anos e é formada em pedagogia e psicopedagogia.

As duas escolas trabalham como alunos do ensino fundamental. A Pedro Duarte teve, em 2006, uma média de 250 estudantes, enquanto Bela Vista, 243. A solenidade foi encerrada com a presidente do conselho deliberativo da Bela Vista, Márcia Araújo Gomes, empossando Doramy, e Josiane Oliveira Moraes, da Pedro Duarte Lima, empossando Luzia. Logo após houve uma confraternização entre os presentes.

>





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/191185/visualizar/