Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 09 de Janeiro de 2008 às 07:18
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


De acordo com matéria veiculada nesta terça (08.01) no jornal de circulação nacional Folha de São Paulo, 51 instituições de Ensino Superior públicas oferecem, por meio de cotas ou de bonificação no vestibular, vantagens a alunos negros, pobres, de escola pública, deficientes ou indígenas. Entre elas, aponta a reportagem, está a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Os dados foram levantados pelo Laboratório de Políticas Públicas da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e revelam que 51% das universidades estaduais e 42% das federais adotam ações afirmativas.

O Mapa das Ações Afirmativas mostra ainda que as cotas - onde determinado percentual de vagas é reservado a um grupo - são mais comuns. Só sete instituições públicas adotam a bonificação- em que um candidato recebe pontos adicionais em relação aos demais, sem percentual de vagas preestabelecidas.

No caso dos negros (somatório dos autodeclarados pretos e pardos), 33 instituições têm políticas voltadas para eles, 18, não. O critério mais utilizado é o da autodeclaração, ou seja, a cor da pele ou etnia é definida pelo próprio estudante.

Para o autor do levantamento, Renato Ferreira, é preocupante o fato de muitas instituições não adotarem o critério racial. Militante do movimento negro, ele diz que apenas o critério social (beneficiando só alunos carentes ou de escolas públicas sem fazer distinção de raça ou cor) pode não ser suficiente para os negros.

Em 2006, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, 30,4% dos estudantes do Ensino Superior se declararam pretos ou pardos. É um percentual menor do que os 49,5% no total da população, mas que vem crescendo ininterruptamente desde 1998, quando representavam somente 17,6% dos alunos no Ensino Superior.

Para acessar matéria completa, clique em: www1.folha.uol.com.br.





Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/191233/visualizar/