Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 04 de Janeiro de 2008 às 07:30
Por: Aline Chagas

    Imprimir


O ano de 2007 fechou com aumento de 22,44% no número de casos de dengue em Mato Grosso. Durante todo o ano, um total de 19,1 mil casos foram notificados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), contra os pouco mais de 15,6 mil casos notificados em 2006. Dos registros do ano passado, 14 foram confirmados como febre hemorrágica da dengue e, dentre eles, sete resultaram na morte dos pacientes.

A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Maria de Lourdes Girardi, explicou que não há como prever se haverá aumento ou redução do número de casos em 2008. A expectativa da equipe da SES é conseguir a redução do número de casos em relação ao ano passado. Maria de Lourdes disse que a SES está trabalhando atualmente com a capacitação de médicos que atendem na rede pública sobre assistência adequada aos pacientes com febre hemorrágica da dengue.

“Nosso objetivo é reduzir a taxa de letalidade da febre hemorrágica da dengue, reduzindo óbitos. Sabemos que os casos vão acontecer, principalmente a partir da segunda quinzena de janeiro. Esse é um dado histórico. Então queremos nos aprimorar em cuidar do paciente”.

Maria de Lourdes frisou que na segunda quinzena de janeiro os casos de dengue deverão aumentar no Estado, porque o período já mais prolongado de chuva cria condições propícias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A coordenadora revelou que há a preocupação em monitorar a circulação viral da dengue no Estado. Atualmente, existem em Mato Grosso os tipos Dn 1, Dn 2 e Dn 3. Segundo a coordenadora, o monitoramento é para detectar um novo vírus assim que ele chegar ao Estado. O Dn 4 ainda não foi localizado em território nacional, o mais próximo está na Venezuela.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/191961/visualizar/