Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 24 de Maio de 2013 às 08:14
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


A Vigilância Sanitária (Visa) de Cuiabá promete realizar um trabalho pontual nas farmácias e drogarias, localizadas na capital, para certificar-se do recolhimento de lotes do medicamento Tylenol 200 mg/ml em gotas fabricados entre dezembro de 2011 a novembro de 2012 pela Janssen-Cilag Farmacêutica. A empresa identificou problemas no sistema de gotejamento dos frascos. 

Ontem, a Anvisa publicou resolução suspendendo a distribuição, comércio e uso das unidades do produto encontradas no mercado. No dia anterior, o Ministério da Justiça divulgou nota informando que mais de 3 milhões de unidades do medicamento terão de sair de circulação devido ao problema. A campanha de recall começará na próxima segunda-feira (27). 

Ontem pela manhã, os proprietários dos estabelecimentos farmacêuticos aguardavam informações sobre o processo de retirada dos produtos das prateleiras. "Aguardamos um posicionamento oficial da distribuidora que representa o laboratório no Estado quanto ao recolhimento dos produtos", disse o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Mato Grosso (Sincofarma), Ricardo Cristaldo. 

Enquanto isso, ele afirma que em caso de venda do produto os clientes estão sendo orientados quanto à possibilidade do gotejador não funcionar devidamente e, que neste caso, deverão retornar à farmácia para a troca do produto. 

Segundo Cristaldo, a venda do medicamento é grande. Em média, apenas o seu estabelecimento comercializa 10 frascos por dia pelo preço de R$ 15. Ele alerta que devido ao problema, o gotejador da embalagem pode se desprender totalmente ou parcialmente com risco do usuário ingerir uma superdosagem do remédio. "A superdosagem pode atacar o fígado", explicou. 

Por meio da assessoria de imprensa, a Vigilância Sanitária do município reforçou que o recolhimento do medicamento é uma responsabilidade do fabricante. "As farmácias têm a obrigação de retirar das prateleiras e devolver para o fornecedor", frisou. 

O órgão municipal informou que possui um mapa de distribuição dos medicamentos e que irá fazer um trabalho pontual nos estabelecimentos aonde for verificada a presença dos lotes que podem apresentar o problema. A numeração de lote, não sequencial, é compreendida entre os intervalos PPL055 a RJL123. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/19215/visualizar/