Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 28 de Dezembro de 2007 às 15:30
Por: Carlos Eduardo Lemos

    Imprimir


A educação profissional e tecnológica brasileira vivencia a maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Nos últimos cinco anos, porém, o Ministério da Educação já entregou à população 39 novas unidades.

Em Mato Grosso já existem os pólos de Cuiabá, Cáceres e a escola agrícola de São Vicente. Está previsto a expansão no Estado de mais cinco unidades em duas fases nas cidades de Rondonópolis, Pontes e Lacerda,Barra do Garças,Juína e Confresa.

Em janeiro de 2008, começam os processos de implantação — aprovação de projetos, licitação e obras — de mais 150. As novas escolas cobrem todas as regiões do país e vão oferecer, no início, cinco cursos técnicos de nível médio.

A média de vagas em cada escola é de 1,2 mil alunos. O plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica prevê investimentos de R$ 750 milhões. A meta é chegar a 2010 com 354 escolas técnicas e 500 mil vagas.

As escolas oferecem cursos de qualificação, de ensino técnico, superior e de pós-graduação. As áreas variam de acordo com a realidade regional. A rede conta com 12.664 professores. Destes, 4.379 têm mestrado (34,5%); 1.130, doutorado (8,9%); 4.748, especialização (37,4%); 2.209, graduação (17,4%); 177, aperfeiçoamento e 21, pós-doutorado.

Também em 2008, o MEC vai criar os institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Já está aberta a chamada pública para que centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas técnicas e agrotécnicas federais inscrevam, voluntariamente, propostas para integrar o novo modelo da rede. Todos os estados terão pelo menos um instituto. Até março, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) divulgará o mapa da rede.

Os institutos oferecerão educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, serão especializados em educação profissional e tecnológica e promoverão forte inserção na área de pesquisa e extensão. Metade das vagas oferecidas será destinada a cursos técnicos de nível médio, em especial de currículo integrado.

Na educação superior, haverá destaque para cursos de licenciatura em ciências da natureza, como física, química, matemática e biologia. Também serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.

Além da expansão da rede, o governo federal lançou o programa Brasil Profissionalizado, para aumentar a oferta de escolas e matrículas de educação profissional nos estados e municípios. Para 2008, serão R$ 210 milhões em investimentos. Os recursos serão aplicados na construção ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissionalizante e na formação de professores na área de ciências.

O financiamento também pode ser usado na aquisição de mobiliário, equipamentos e laboratórios e também na compra e implementação de acervo bibliográfico.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/192522/visualizar/