Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 26 de Dezembro de 2007 às 12:07

    Imprimir


O Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) encerra 2007 com cerca de 7,9 mil atendimentos realizados. No decorrer do ano, a instituição ofereceu à população mato-grossense cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (FICT).

Com seis unidades de ensino em pleno funcionamento, os atendimentos concentraram nos municípios de Barra do Garças, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Diamantino e Tangará da Serra. Alguns municípios da Baixada Cuiabana também foram contemplados com cursos FICTs oferecidos pela Unidade Central do Ceprotec, localizada em Cuiabá.

Segundo o presidente do órgão, Luiz Fernando Caldart, o número de vagas disponibilizadas em 2007 foi previsto no início do ano, em conjunto com todos os diretores das Unidades. “As nossas metas de atendimento foram todas cumpridas. O número de vagas disponibilizadas estava dentro do previsto”, ressaltou Caldart.

Para se ter uma idéia, o Ceprotec recebeu este ano 2.930 alunos de cursos técnicos. Em janeiro foram 2.090, oriundos de processo seletivo realizado no final de 2006, e mais 840 alunos no 2º semestre. Existem ainda mais 180 alunos cursando o Ensino Médio Integrado com o Técnico do Ceprotec.

“O processo seletivo realizado no segundo semestre para preenchimento das 840 vagas para cursos técnicos foi executado pela própria equipe do Ceprotec. Foi uma experiência nova que deu certo”, destacou.

Segundo ele, atualmente o Ceprotec possui turmas em andamento nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Edificações, Informática, Vendas, Guia de Turismo Regional com ênfase em Ecoturismo, Bovinocultura com ênfase em Manejo e Sanidade Animal, Informática com ênfase em Programação e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança no Trabalho, Agropecuária, Informática, Secagem e Armazenagem de Grãos e Sementes, Enfermagem, Meio Ambiente, Secretariado, Agronegócio e Turismo e Desenvolvimento Social.

“Outra conquista em 2007 foi a oferta de cursos técnicos fora das unidades de ensino. Iniciamos uma experiência em Campo Verde, em parceria com a Prefeitura Municipal, com a disponibilização de vagas para os cursos técnicos em Secagem e Armazenagem de Grãos e Sementes e Turismo e Desenvolvimento Social. Os dois cursos estão sendo coordenados pela Unidade de Ensino do Ceprotec de Rondonópolis”, informou o presidente.

Caldart faz questão de ressaltar que o número de atendimento alcançado é importante, mas não é primordial para o Ceprotec. “Estamos preocupados muito mais com a qualidade do ensino oferecido do que com a quantidade de atendimentos realizados. Não temos o direito de sacrificar gerações ou enganá-las diariamente oferecendo formação sem qualidade e criando instituições de fachada”, disse.

Segundo ele, a qualidade do ensino oferecido pelo Ceprotec está sendo possível em virtude dos recursos garantidos na Constituição Estadual para a execução da política de Educação Profissional e Tecnológica.

“A forma como o Ceprotec funciona tem despertado a atenção tanto da iniciativa pública como na privada. Graças a uma Emenda de autoria do Governador Blairo Maggi somos o único Estado da Federação a ter recursos garantidos constitucionalmente para execução da política de Educação Profissional”.

RESPALDO DA POPULAÇÃO

A vocação econômica de cada região do Estado é um dos principais critérios observados no processo de escolha dos cursos técnicos do Ceprotec. Em Rondonópolis, por exemplo, a Unidade foi pioneira em nível nacional ao oferecer o curso técnico em Secagem e Armazenagem de Grãos e Sementes.

“Fomos os primeiros em nível nacional. E o mais importante é que fomos capacitados dentro de uma das áreas de maior demanda na nossa região. Aprendemos todos os procedimentos a serem adotados desde o momento que o grão sai da lavoura até a indústria”, afirmou a aluna da primeira turma do curso, Carla Carolina Ivo.

Para o presidente do Ceprotec, esta particularidade no momento da definição dos cursos tem feito a diferença. “Temos obtido o respaldo da população ao consultá-la sobre as demandas existentes. É a classe produtiva que vivencia a necessidade de colaboradores e parceiros empreendedores para o desenvolvimento da economia estadual”, disse.

Segundo dados da Coordenação de Parcerias e Convênios, em 2007 o Ceprotec possui em vigência 157 parcerias com empresas públicas e privadas para a realização de cursos, visitas técnicas e estágios supervisionados. Na lista de parceiros, empresas como a Sadia, ADM, A Maggi, Agro-Amazônia, New Holland, entre outras.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/192825/visualizar/