Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 18 de Dezembro de 2007 às 18:25
Por: DANIELLE TAVARES

    Imprimir


Professores da Universidade Politécnica de Madri (UPM) e autoridades políticas estivaram em visita à Cáceres, na última semana (14.12), para iniciar os diálogos no sentido de firmar parceira com a Universidade do Estado de Mato Grosso. Com mais de 200 anos de atuação, a Politécnica de Madri é uma das Instituições de Ensino Superior mais tradicionais da Espanha.

O encontro marca o início de uma colaboração entre as universidades, que poderá se concretizar em diferentes campos e disciplinas de interesse comum. O acordo de cooperação e os termos específicos de cada área serão definidos posteriormente. "Este momento sinaliza a intenção entre as duas instituições de cooperação acadêmica para atividades de ensino e pesquisa", disse na ocasião o Reitor da Unemat, Taisir Karim.

Poderão ser desenvolvidos projetos nas áreas de engenharia, arquitetura juntamente com a questão indígena, transporte, geografia, meio ambiente e história, a partir da demanda dos dois países. "Temos o interesse de pesquisar, por exemplo, o que os espanhóis deixaram na arquitetura de Cáceres e recuperar esse legado histórico", falou o urbanista e professor da Politécnica de Madri, Rodrigues Lopes, ao conhecer o centro antigo do Cáceres.

"Esse diálogo é o resultado de um esforço institucional de fortalecer a pesquisa na Unemat e de travar relações acadêmicas com outras instituições de Ensino Superior no Brasil e no mundo", explicou a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva. A cooperação tem por objetivo estimular projetos de didática e de pesquisa, possibilitando intercâmbio pesquisadores, realização de projetos de interesse comum e troca de informações, além de consolidar laços entre as duas instituições.

Estiveram na Unemat em Cáceres o diretor da Escola Técnica Superior de Engenheiros de Estradas, Canais e Portos, Juan Santamera Sánches, e o engenheiro e urbanista, Dr. Fernando Rodríguez Lopes. Além dos representantes das instituições envolvidas esteve presente o senador por Mato Grosso, Jonas Pinheiro.




Fonte: Secom-Mt/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/193740/visualizar/