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Educação/Vestibular
Terça - 11 de Dezembro de 2007 às 08:36
Por: Rosana de Cassia

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O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos de 2006, que coloca o Brasil em 54º lugar, entre os 57 países pesquisados, não devem envergonhar o País. "Dos países analisados nós somos um dos países com menos renda per capita, com um dos mais baixos indicadores de distribuição de renda e investimento por aluno. Portanto nós estamos nos comparando com países ricos. Se tomarmos um contexto latino-americano, nós vamos ver que estamos muito próximos de países como Colômbia e Argentina", disse o ministro, no programa Bom Dia Brasil, da TV Globo.

Segundo Haddad, as decisões de governo para a área de educação já vem sendo tomadas. "Os resultados virão no médio e longo prazo, porque em educação você não colhe os frutos em prazo de um mandato e, portanto, não pode ser uma tarefa de um partido político ou de um governo . É uma tarefa nacional", afirmou. O ministro negou que o acesso ao ensino médio esteja regredindo, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). "O que está acontecendo é que as taxas de aprovação da 5ª à 8ª série não estão reagindo adequadamente. Nós estamos tendo um avanço nos anos iniciais no ensino fundamental, tanto em desempenho quanto em rendimento. O que está acontecendo é que está havendo da 8ª série para o primeiro ano do ensino médio, uma retenção", explicou.

O ministro reconheceu, entretanto, que um dos principais problemas na qualidade da educação no Brasil tem sido formação do professor. "Eu penso que essa é a principal variável a ser enfrentada no próximo período. No meu ponto de vista, de maneira equivocada, nós transferimos a responsabilidade pela formação de professores para estados e municípios, quando deveria ser atribuição da União, pelo fato de ela manter um parque enorme de universidades federais. Portanto o que nós queremos agora, por parte das universidades federais é que elas assumam com o apoio financeiro do Ministério da Educação uma maior responsabilidade pela formação inicial e continuada do magistério".





Fonte: AE

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