Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 08 de Dezembro de 2007 às 10:43

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde está realizando, por meio de cooperação técnica entre o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) e o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), de Mato Grosso, as cirurgias de Distracção Osteogênica, mais conhecida como cirurgia de alongamento ou correção da mandíbula e/ou maxilar.

Desde Setembro de 2007 foram realizadas 12 operações desse tipo no HUJM. Essas cirurgias eram realizadas apenas no estabelecimento de saúde Centrinho de Bauru, em São Paulo. Agora o Cridac também está oferecendo esse serviço para todo o Estado de Mato Grosso e pode se tornar referência para a região Centro Oeste.

"A cirurgia de correção de mandíbula acontece em virtude de deformações congênitas crânio-maxilo-facial de crianças, deformações essas que podem persistir por toda a vida do indivíduo, provocando exclusão e estigma social. A dificuldade de deslocamento do paciente para São Paulo (Bauru) causava muitos problemas para os doentes. Com o oferecimento da cirurgia em Mato Grosso estamos trazendo melhor qualidade de vida para os portadores dessa deformidade e tornando a inclusão social mais fácil e rápida para o paciente", explicou a diretora geral do Cridac, Lúcia Maria de Campos Provenzano.

Os custos dessas operações estão sendo divididos entre o HJMU e a Secretaria de Estado de Saúde. Mas o serviço já está passando por estudos visando possibilitar o seu credenciamento ao Ministério da Saúde que editará nova Portaria no ano de 2008.

As cirurgias são realizadas por médicos que fizeram Doutorado em correção de deformações congênitas crânio-maxilo-facial. O procedimento é realizado no Hospital Universitário Júlio Muller e os pacientes são dirigidos para UTIs referenciadas pelo Estado para o período de recuperação pós-operatória. "No caso das últimas cirurgias realizadas, em que foram corrigidas mandíbulas de duas crianças, por exemplo, uma está fazendo o pós-operatório na UTI pediátrica do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e a outra na UTI pediátrica do HUJM", explicou Lúcia Maria. Ela ressalta ainda que os atendimentos de pré e pós-operatório são realizados pelo Cridac.

A realização dessas cirurgias, em parceria com o Hospital Universitário Julio Müller, é uma indicação da constante atualização do Cridac e do esforço do Centro em sempre oferecer o serviço que melhor atenda ao usuário do Sistema Único de Saúde, em Mato Grosso, segundo a diretora geral do Cridac.

Novo serviço

Também já foi adquirido, pelo SES/Cridac, um Eletromiógrafo, aparelho que realiza exames de Eletroneuromiografia, o que vai tornar possível, pela primeira vez, que esses exames sejam feitos pela Secretaria de Estado de Saúde.

O exame é necessário para a avaliação e tratamento de pacientes de diversas áreas médicas tais como ortopedia, neurologia, neurocirurgia, fisiatria, reumatologia, endocrinologia, nefrologia, oncologia, cardiologia, clinica médica e medicina do trabalho, dentre outras. Na medicina do trabalho os exames podem ser usados para prevenção e diagnóstico de Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

O exame consiste em duas etapas: o estudo da neurocondução e a eletromiografia com eletrodo de agulha intramuscular. A neurocondução sensitiva e motora permite localizar e classificar as lesões nervosas periféricas, direcionando e permitindo uma avaliação prognostica. Já a eletromiografia permite o mapeamento dos territórios relacionados aos nervos periféricos do corpo humano (mãos, pés, braços e pernas) permitindo uma localização mais precisa dos locais de lesão nervosa.

"O uso do aparelho no atendimento da demanda do Cridac vai significar uma razoável economia de recursos uma vez que a SES precisava pagar esses exames em clínicas particulares", explicou Lúcia Maria. Pelo exame de cada membro (mãos, pés, braços e pernas) os laboratórios particulares cobram aproximadamente R$ 100.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195076/visualizar/