Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 08 de Dezembro de 2007 às 10:01

    Imprimir


O primeiro monge budista de Mato Grosso deverá ser ordenado hoje em solenidade que marcada para o final da tarde de hoje na localodade do Morro do Japão, no município de Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá). Cláudio Santiago será o "agraciado". O renomado monge Shogyo Gustavo Pinto conduzirá a ordenação naTerra da Paz, área adquirida pela comunidade budista onde também será esculpida na pedra uma estátua de Buda.

Será uma justa forma de "preencher o vazio deixado pela destruição da estátua gigante de 2,1 mil anos do Buda, na região de Bamyan, no Afeganistão, pelas tropas do Taleban, num dos maiores gestos irracionais e de barbárie do século.

Formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Shogyo Gustavo Pinto foi ordenado monge no Templo Hompa Hongwanji, Kyoto, em 1985. É conferencista convidado nas universidades de Oxford, Berkeley, Viena, Lausanne e Otani-Kyoto. Recebeu o grau de Kyoshi em 1988. É autor de Relâmpagos e Gotas de Orvalho (Massao Ohno).

Cláudio Santiago será ordenado hoje (sábado) após percorrer 108 dias dentro da Terra da Paz. O mesmo trajeto foi feito por Shogyo Gustavo Pinto e pelo mesmo período, numa média de 15 km por dia. A "penitência" é uma espécie de reconhecimento espacial da região, de 2,4 mil quiômetros, que foi adquirida após um reconhecimento pessoal de Shogyo Gustavo Pinto.

O Budismo é uma religião considerada moderna, pois se adequa às tendências deste fim de milênio e se baseia no autoconhecimento, ou seja, cada um é o responsável por sua própria salvação. O Budismoe surgiu na Índia no século VI a. C., onde nasceu Shidarta Gautama, o Buda, e se espalhou por toda a Ásia.

Hoje, dos 300 milhões de seguidores no mundo, 300 mil estão no Brasil, onde há mais de 200 mosteiros Se existe uma palavra para definir o Budismo ela se chama autoconhecimento. Cada ser é discípulo de si mesmo e responsável por sua própria salvação. E no caminho de Buda as palavras correntes são: compaixão, gratidão, mente alerta, mente confiante, vazio, paciência, consciência, jovialidade, disciplina, fé e impermanência.

Práticas que surgiram na Índia mitológica, onde nasceu Shidarta Gautama, o Buda "histórico", no século VI a C, no sopé do Himalaia, em território do atual Nepal, durante um extraordinário período que viu nascer outros gênios espirituais e filosóficos: Confúcio e Lao Tsé (na China), Zaratustra (na Pérsia), Pitágoras e Heráclito (na Grécia).





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195082/visualizar/