Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 06 de Dezembro de 2007 às 18:29

    Imprimir


As escolas estaduais de Mato Grosso realizam nesta sexta-feira (07), a eleição de diretores escolares para o biênio 2008/2009. O processo ocorrerá durante o período de aula, sendo o resultado divulgado no mesmo dia. Participa do processo de escolha toda a comunidade escolar. Os estudantes menores de 12 anos serão representados por um responsável. Nos demais casos, o aluno é o eleitor. O processo estará encerrado às 20 horas, até mesmo para as instituições com aulas noturnas.

As escolas se organizam por meio de comissões eleitorais, seguindo o processo de gestão democrática instituída pela Lei Complementar 7040/98 e Portaria 340/2007, que possibilita a comunidade escolar na escolha dos gestores. A apuração dos votos ocorre no mesmo dia, após o encerramento da eleição.

Nas escolas onde há dois ou mais candidatos, como o caso da Escola Estadual Padre João Panarotto, os concorrentes disputam a vaga com campanha. Na Panarotto membros da comissão eleitoral relatam que a campanha está tranquila. "Os candidatos adotaram o debate como promoção dos programas de governo", contam.

Nas escolas onde não há candidatos ou apenas um, e esse não for o escolhido, caberá à Seduc designar um gestor para a vaga. Para a presidente da Comissão Eleitoral Estadual, professora Alaídes Alves Mendieta, é importante a participação de toda a comunidade escolar e os pais no esforço de garantir o exercício da cidadania. "É importante que tudo ocorra na mais perfeita ordem e harmonia", destaca.




Fonte: Secom-MT/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195294/visualizar/