Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Dezembro de 2007 às 11:09

    Imprimir


Mais de 200 famílias ligadas ao Movimento dos Sem-Terra (MST) ocupam, desde a manhã de hoje, a fazenda Panorama, localizada na região Norte do Estado. A local fica próximo ao município de Cláudia, na BR-163.

Os integrantes do MST renderam os funcionários da fazenda e, inclusive, um policial militar que estava visitando o local. De acordo com informações de testemunhas, não houve nenhum tipo de violência e os trabalhadores não estavam armados. O policial, que ainda não foi identificado, estava de folga e já foi liberado pelos trabalhadores. Já os funcionários continuam presos na fazenda e só serão liberados pelo MST, após a chegada de um caminhão que fará a mudança dos funcionários do local.

A fazenda Panorama possui a área de 6,5 mil hectares e foi desocupada pelo MST, em setembro deste ano."Nós saímos da fazenda para que fosse feita a reintegração de posse, mas não foi feito", explicou o dirigente do MST Noir Castelo. Os trabalhadores querem uma definição imediata da Justiça Federal. Eles afirmam que pistoleiros ocupam indevidamente a fazenda, impedindo o trabalho do Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária (Incra). Nesta semana, os trabalhadores interditaram a rodovia BR-163, a 50 quilômetros de Sinop, em forma de protesto.

O MST também reivindica benefícios para oito áreas da região Norte de Mato Grosso, entre eles, a liberação do recurso fomento para os assentamentos: Zumbi dos Palmares em Claúdia (155 famílias); Sonho de Anderson em União do Sul-MT (56 famílias); e Terra de viver em União do Sul (22 famílias); o Parcelamento do Pré-assentamento (PDA); pagamento das áreas das fazendas Bergamin e Preté em União do Sul.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195545/visualizar/