Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 23 de Novembro de 2007 às 11:09

    Imprimir


Hojé é comemorado o dia de combate ao câncer infantil. Por isso a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC) vai realizar uma mobilização na praça Alecastro nesta sexta, ás 16h. O objetivo é alertar a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce, além de orientar sobre o tratamento por meio da rede pública de saúde.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) o câncer é a segunda causa de mortalidade entre a população na faixa etária de dois a 16 anos, no Brasil. Os tipos de câncer mais comuns são leucemia, tumores no cérebro, linfomas e tumores abdominais. Estatisticamente, sabe-se que de 70 a 80% dos casos podem ser curados através do diagnóstico precoce.

Sintomas

Entre os sintomas que podem indicar câncer nas crianças está: vômitos,desequlíbrio ao andar, dificuldade de enxergar, dores nos ossos, febre frequente, perda de peso, fraqueza, nervosismo, muito suor, manchas roxas pelo corpo, sangramento em geral, diarréias constantes, pressão alta, desenvolvimento rápido de características sexuais, entre outros.

Os médicos enfatizam que o fato das crianças apresentarem esses sintomas não implica na doença. São apenas sinais para que os pais levem os filhos ao médico para fazer exames.

Evento

Durante as três horas de evento (16h às 19h), o público que passar pelo local vai conhecer os procedimentos a serem observados para o diagnóstico precoce da doença, as dificuldades e as necessidades que envolvem o tratamento do câncer, e ainda saber como é feito o trabalho voluntário na Associação. O evento terá mini palestras de médicos especialistas na doença e entrega de panfletos educativos.

Associação

Em Cuiabá, a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer atende pelo menos 135 crianças cadastradas. A Casa de Apoio oferece abrigo, alimentação e transporte aos pacientes, pais e acompanhantes do interior de Mato Grosso e de outros estados, como Rondônia, Pará. Tem gente que vem até da Bolívia.

São oferecidos apoios físico, psicossocial e reforço pedagógico. Os pacientes tem ainda aulas de informática, refeitório, passeios-terapia, e atividades recreativas, como sessões de cinema e visitas a shoppings.

Programação

· Mini-palestra com médico Oncologista Pediátrico, informando sobre o diagnóstico precoce; · Mini-palestra com médico Oncologista, informando sobre o aumento da incidência de câncer.

· Mini-palestra com profissional da Gerência de Programas estratégicos, com o objetivo de informar os trâmites legais para que a pessoa consiga a acessibilidade ao tratamento pela rede pública de saúde.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/197232/visualizar/