Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 22 de Novembro de 2007 às 14:33

    Imprimir


A superintendente de Vigilância em Saúde de Mato Grosso, Maria Conceição Encarnação Villa, afirmou que a Secretaria de Saúde investirá na capacitação dos médicos e técnicos envolvidos no controle da dengue hemorrágica, na capital e no interior, para diminuir o número de morte provocadas pela doença .Somente este ano, de janeiro até a primeira semana de novembro, foram notificados 18.343 casos de dengue. Dessas notificações, 14 são de casos confirmados de Febre Hemorrágica de Dengue, sendo que sete evoluíram para cura e sete pessoas morreram.

A SES também quer preconizar o diagnóstico preciso da doença nos municípios. As ações de capacitação, que incluem oficinas de atualização, tiveram início em Outubro, continuam em Novembro, Dezembro e vão até Janeiro de 2008. A SES acompanha, também, o processo de validação do Plano Estadual de Contingência 2007/2008 e continua monitorando, semanalmente e através de planilhas paralelas, os casos notificados de Dengue Clássica, FHD e outras complicações.

Nesta quinta-feira, está sendo realizada uma Oficina de Atualização em Vigilância de Dengue e Manejo e Tratamento de Pacientes com FHD, para médicos e enfermeiros dos municípios de abrangência do Escritório Regional de Saúde (ERS) de Poconé.

Na sexta-feira (23) termina uma ação de supervisão do Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD), em conjunto com a Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental, nos municípios de abrangência do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis.

No dia 26 de Novembro começa, em Cuiabá, uma Oficina de Atualização em Vigilância da Dengue, para médicos e enfermeiros do município.

Começando na mesma data, só que se estendendo até o dia 30 de Novembro, o ERS da Baixada Cuiabana realiza uma capacitação para profissionais médicos em manejo e tratamento da FHD, Malária e Leishmaniose. Estão sendo oferecidas 45 vagas para os médicos dos municípios de abrangência dos ERS da Baixada, Cáceres e Rondonópolis.

Ainda de 26 a 30 de Novembro a SES realiza capacitação para Supervisor de Campo no Controle da Dengue, dirigida à profissionais dos municípios de abrangências dos ERS de Alta Floresta e Colíder.

Numa parceria entre a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (VE/SES) e a Sociedade Mato-grossense de Pediatria (Somape) o ERS da Baixada Cuiabana realiza, no dia 04 de Dezembro de 2007, uma Oficina de Atualização em Vigilância da Dengue e Manejo de Pacientes com FHD. A ação beneficia a médicos pediatras dos municípios de abrangência do ERS.

A SES inicia o ano de 2008 com ações para o combate e controle da Dengue. De 9 a 11 de Janeiro será realizada uma capacitação para Manejo de Bomba de Ultra-Baixo -Volume (UBV) pesado.

Retrospectiva

As oficinas de atualização começaram a ser realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Outubro de 2007 beneficiando a municípios de abrangência do ERS da Baixada Cuiabana e de Alta Floresta.

Em 25 de Outubro, em Várzea Grande, uma oficina de Atualização em Vigilância da Dengue e Manejo de Pacientes com FHD beneficiou a 16 Médicos, um Biólogo, 40 Enfermeiros, 3 técnicos de Enfermagem e um Superintendente. Os profissionais trabalham nos municípios de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento.

A mesma oficina foi realizada nos municípios de Santo Antonio do Leverger e Barão de Melgaço, no dia 26 de Outubro, atualizando conhecimentos de um Médico, 8 Enfermeiros e um Agente de Saúde. Em 19 de Novembro os beneficiados com a atualização foram Médicos e Enfermeiros dos municípios de Nova Brasilândia e Planalto da Serra, do ERS de Alta Floresta.

De 8 a 10 de Novembro a SES realizou, no ERS de Alta Floresta, uma oficina de atualização em Vigilância Epidemiológica da Dengue e Controle Vetorial. A oficina foi realizada paralela a uma Capacitação de Médicos em Manejo e Tratamento de Pacientes com FHD. Foram beneficiados, com as ações, 16 Médicos, 21 técnicos (Biólogos, Enfermeiros e responsáveis pela Vigilância Ambiental municipal) e três técnicos do ERS de Alta Floresta.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/197388/visualizar/