Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 17 de Novembro de 2007 às 13:13
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


Centenas de atletas vindos de sete diferentes campi da Unemat participaram na noite de sexta-feira (16.11) da abertura oficial das Primeiras Olimpíadas da Unemat 2007. As delegações representando Alto Araguaia, Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Sinop lotaram o ginásio da Escola Natalino Ferreira Mendes, no centro de Cáceres, cidade sede dos primeiros jogos universitários.

Na abertura, além da apresentação dos atletas, momentos culturais com dança e música e uma pequena mostra do que os próximos quatro dias de Jogos vão trazer: ginástica rítmica, karatê, defesa pessoal e uma partida demonstrativa de futebol de salão.

“A realização das Primeiras Olimpíadas da Unemat 2007 é um sonho antigo na Instituição, realizado com a contribuição de diferentes profissionais e apoio de patrocinadores”, declarou ao abrir os Jogos, o reitor da Unemat Taisir Karim. Ele ressaltou a importância de investir no esporte, caminho que possibilita a integração dos diferentes campi e formação integral dos indivíduos. “O nosso curso de Educação Física em Cáceres está cada vez mais forte e consolidado”, disse.

Até a terça-feira (20.11) serão disputadas 11 modalidades. Nas provas individuais estão: atletismo, judô, natação, xadrez e tênis de mesa. Nos jogos coletivos: basquete, futebol de campo, futebol de salão, handebol, voleibol e voleibol de areia.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Ilário Straub, falou também do esporte como elemento no processo educativo. “É um diferencial na formação do cidadão e na construção de uma sociedade mais saudável. Temos aqui sete campi diferentes vindos de todo o Estado de Mato Grosso com traços culturais distintos”, disse. O coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva, reforçou a alegria de ser o campus sede deste primeiro Jogo Olímpico.

As Olimpíadas reúnem equipes de acadêmicos, professores e servidores da Unemat. Os jogos servirão também para classificar atletas para a participação nos JUM´S 2008 (Jogos Universitários Mato-grossenses), promovido pela Federação Mato-grossense de Esporte Universitário.

Com patrocínio oficial da Petrobras e Governo Federal, as Olimpíadas contam com um investimento de R$100 mil. Os jogos são coordenados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sociocultural e Divisão de Esporte e Lazer, com apoio dos Cursos de Educação Física e Enfermagem e da coordenação do campus de Cáceres.

CRONOGRAMA:

Hoje (17), serão disputados os esportes individuais. Atletismo, lançamento de dardo e arremesso de disco ocorrerão pela manhã, de 8h00 às 12h00 e, à tarde, de 14h00 às 17h00, serão as provas de natação, tênis de mesa e xadrez, todos na Vila Olímpica da nova cidade universitária de Cáceres. Já as modalidades coletivas acontecem a partir de domingo (18).

• 17 de novembro: provas individuais, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 na nova Cidade Universitária de Cáceres.

• 18 a 20 de novembro: os jogos coletivos ocorrerão a partir de domingo, simultaneamente no Sesi, Escola Natalino Ferreira Mendes e Ginásio Didi Profeta, nos três turnos, manhã, tarde e noite.

Outras informações pelo site www.unemat.br/olimpíadas, ou pelo telefone (65)3221-0529/0528.





Fonte: Assessoria Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/198063/visualizar/