Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 17 de Novembro de 2007 às 07:37
Por: Andréia Fontes

    Imprimir


Mato Grosso apresentou uma redução de 66,114 mil alunos matriculados, segundo os dados preliminares do Censo Escolar divulgados esta semana. De 848.009 alunos matriculados em 2006, este ano o número caiu para 781.895, uma redução de 8%.

Coordenadora do Censo Escolar em Mato Grosso, Josinete Aparecida da Silva Ferraz enfatiza que os dados ainda estão sendo tabulados e que a redução apresentada pode ser consequência do novo sistema de coleta implantado este ano, que não permite, por exemplo, duplicidade de matrículas. Ela destaca ainda que a redução não pode ser vista, pelo menos antes da análise efetiva dos dados, como evasão de alunos do sistema público de ensino.

"No sistema antigo o pai fazia matrícula em duas ou três escolas para garantir a vaga para seu filho. A criança ia para uma escola e nas outras ficava constando a matrícula. Como este novo sistema, quando o aluno faz sua matrícula ele recebe um número identificador, que vale para todo o país. Em qualquer lugar que ele for estudar, é este número que vai valer. Ou seja, não há mais como ter duplicidade nos números".

A coordenadora afirma que este novo sistema, o Educacenso, traz vários avanços. Primeiro porque trará dados reais sobre o ensino no Brasil. Ela destaca ainda que com este número identificador que o aluno recebe, o poderExecutivo poderá, inclusive, auxiliar outros órgãos. "O Ministério Público, por exemplo, as vezes queria saber de uma criança. Dava o nome e não tínhamos como saber onde ela estava. O novo sistema vai permitir isso de forma on-line".

Estes primeiros dados divulgados poderão ser conferidos até o dia 14 de novembro. No dia 30 de dezembro serão divulgados os dados oficiais sobre a educação pública no Brasil.

Josinete Ferraz cita ainda que entre as metas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está a implantação de internet em todas as escolas de Mato Grosso. Com isso de fato implementado, as escolas farão a atualização constante do sistema e os dados serão cada vez mais reais.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/198093/visualizar/