Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 16 de Novembro de 2007 às 10:10
Por: Creuza Medeiros

    Imprimir


Dados preliminares do Censo Escolar divulgado no Diário Oficial da União na quarta (14/11) apontam redução do total de matrículas do Sistema Público de Ensino em aproximadamente 8% no Estado de Mato Grosso em 2007, comparado ao Censo Escolar de 2006, ou seja 66 mil alunos a menos.

No total, o Censo Escolar aponta a existência de 781.895 alunos matriculados no Sistema Público de Ensino de Mato Grosso em 2007, sendo que em 2006 foram informadas 848.009 matrículas. A diferença é devido a qualidade da informação prestada na coleta de dados do Censo Escolar, utilizado pela primeira vez em 2007 em todo Brasil.

“Dessa forma, não se considera uma redução de alunos, mas sim o efetivo cadastro dos alunos e professores que estão freqüentando a escola”, informou a coordenadora do Censo Escolar em Mato Grosso, Josinete Aparecida da Silva Ferraz.

A coordenadora explica ainda que muitas vezes um aluno era transferido de uma escola, mas a instituição não efetivava a redução da matrícula, gerando duplicidade. Com o Censo Escolar, isso fica impossibilitado porque a informação é disponibilizada numa base de dados nacional, por meio do número de identificação que o acompanha durante toda a Educação Básica.

A implantação do Sistema Educacenso, responsável pela coleta do do Censo Escolar, é considerada uma evolução no sistema de matricula rumo à melhoria da qualidade de ensino. “Haverá acompanhamento em tempo real do número de alunos e as instituições vão trabalhar para evitar o abandono escolar. A maior transparência nos recursos financeiros é outra vantagem apontada”, ressalta a equipe do Educacenso/Seduc.

A atenção agora se volta para o período estipulado pelo Ministério da Educação/ INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) para a correção de dados, já que as escolas terão até 14 de dezembro deste ano para acessar o Sistema Educacenso e procederem as conferências, inclusões e alterações necessárias para a conclusão da coleta desta etapa do Censo Escolar 2007, orienta a coordenadora estadual do Censo Escolar em Mato Grosso, Josinete Aparecida.

A Equipe Educacenso/Seduc informa que o sistema EDUCACENSO está disponível para as escolas no site http://www.educacenso.mec.inep.gov.br/ e as orientações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3613-6389 / 6364 /6357.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/198225/visualizar/