Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 15 de Novembro de 2007 às 08:28

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, investe na formação profissional dos trabalhadores da saúde no ano de 2008. Durante o próximo ano serão ministrados, pela Escola de Saúde Pública (ESP), da SES, cursos técnicos em Higiene Dental, Patologia Clínica, Vigilância Sanitária/Saúde Ambiental, Enfermagem e Radiologia.

A Escola vai investir, também em 2008, na formação indígena, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Escola Paulista de Medicina. O curso será de formação de Agentes Indígenas de Saúde e beneficiará a índios dos Distritos Indígenas das nações Kaiapó, em Colíder, Xavante, em Barra do Garças, Pareci (em Cuiabá e Tangará da Serra) e outras ” explicou a responsável técnica pela Área Indígena da ESP, Cacilda Jacobina Cruz. A previsão é de que a formação de Agentes Indígenas de Saúde comece no segundo semestre de 2008, beneficiando a cerca de 300 índios.

Já na área de especialização pós-médio serão realizados os cursos da Saúde do Idoso, Odontologia para Pacientes Especiais e um de Especialização em Atenção Básica à Saúde. Todos esses cursos representam um investimento de R$ 4,3 milhões. Neste valor já está incluída a contrapartida do MS.

O diretor geral da Escola de Saúde Pública (ESP) da SES, Fabiano Tonaco Borges, disse que serão beneficiados mais de 2.460 trabalhadores da Saúde com os cursos que serão ministrados durante o ano de 2008. “Uma peculiaridade desses cursos é que muitos deles serão ministrados nas Regionais de Saúde no interior do Estado. Com isso estaremos indo onde o trabalhador de saúde estiver, atendendo a suas necessidades de mais instrução e atualização de conhecimentos”, comentou Fabiano.

O curso de Técnico em Enfermagem, por exemplo, terá duas turmas na Regional de Alta Floresta, uma na Regional de Barra do Garças e uma na Regional de Rondonópolis. Duas turmas funcionarão em Cuiabá, uma no município de Diamantino, uma em Rio Branco, uma em Canarana e outra em Cotriguaçú.

O curso de Técnico em Higiene Dental terá uma turma funcionando na Regional de Peixoto de Azevedo, uma na Regional de Juara e uma na Regional de Água Boa.

Para os cursos técnicos de Patologia Clinica, Vigilância Sanitária/Saúde Ambiental e Radiologia, haverá turmas nas Regionais de Água Boa, Juína, Pontes e Lacerda e Cuiabá.

Já para os cursos de especialização pós-média em Saúde do Idoso, Odontologia para Pacientes Especiais e Atenção Básica à Saúde haverá turmas nas Regionais da Baixada Cuiabana e de Sinop.

A Escola de Saúde Pública também ministrará cursos de Qualificação em Agentes Comunitários de Saúde durante o ano de 2008. Estão programadas 90 turmas nas Regionais da Baixada Cuiabana (18), de Pontes e Lacerda (13), de Cáceres (15), de Barra do Garças (13), de Diamantino (10) e de Sinop (21).




Fonte: Secom-MT/SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/198347/visualizar/