Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 14 de Novembro de 2007 às 14:29
Por: André Xavier

    Imprimir


A missão de administradores de Mato Grosso que está visitando cidades da França e Itália está buscando assimilar experiências de arranjos produtivos desenvolvidos por pequenos produtores, poder público e iniciativa privada. O grupo visitou nesta terça e quarta-feira um centro de tecnologia alimentar na cidade de La Chapelle, na região da Bretanha, no noroeste da França.

Segundo o vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, que lidera a missão, a unidade de pesquisa trabalha como suporte para pequenos produtores com o objetivo de agregar valores aos seus produtos. Como exemplo, o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, que também compõe a missão destacou que o centro é contratado pelos produtores de leite para desenvolver um tipo específico de queijo, o que agrega valor ao produto. “O centro é, na verdade, um laboratório vinculado ao Ministério da Agricultura que atende por encomenda os produtores da região. É algo muito interessante, sobretudo o conceito de qualidade que orienta o trabalho dos pesquisadores”, afirmou Vettorato. Para o secretário, talvez esta experiência possa ser aprofundada para um estudo de um tipo semelhante de unidade de pesquisa a se desenvolver em Mato Grosso.

O secretário destacou ainda que ontem, a missão visitou a cidade de La Chapelle e foi recebida pelo prefeito local. O diálogo estabelecido permitiu uma troca de experiências entre a missão e os sistemas de produção da localidade e região. “É uma cidade de dois mil habitantes que te 300 anos e praticamente toda a sua área é de atividade agrícola. De acordo com Silval Barbosa, os produtores agregam um valor fantástico aos seus produtos, pois, trabalham em sistema de cooperativa, seja para a aquisição do maquinário utilizado nas lavouras, seja na produção e na comercialização dos produtos. “O modelo está dando certo e é mantido pelos produtores, com apoio do governo e das prefeituras participando com cotas na sua composição, inclusive”, ressaltou.

O vice-governador lembrou que, além deste município, outros seguem modelos semelhantes. “Penso que é um sistema que poderíamos adaptar para os consórcios do MT Regional”, assinalou. Numa avaliação geral da viagem, Silval Barbosa observou que foi bastante positiva porque certamente alguns dos arranjos produtivos, modelos e sistemas poderão ser absorvidos como experiência para sua aplicação no Estado de Mato Grosso.

Integram ainda a missão o coordenador do MT Regional e secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga, os prefeitos Dilceu Rossato (Sorriso), Newton Mioto (Pontes e Lacerda), Roque Carrara (Nova Santa Helena), Israel Antunes (Denise), Maurício Cardoso Tonhá (Água Boa), Fernando Gorgen (Querência), Mário Cézar Barbosa (Alto Boa Vista), Damião Carlos de Lima (Cotriguaçu), Eraldo Vera (Ribeirãozinho), Zózimo Wellington Chaparral (Barra dos Garças), Celso Paulo Banazeski (Colíder), José Elpídio Cavalcante (Nova Olímpia), Revelino Braz (Porto dos Gaúchos), além de José Guilherme Barbosa e Zaira de Melo, superintendente do Sebrae, e gerente da entidade, respectivamente.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/198458/visualizar/