Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 13 de Novembro de 2007 às 18:31

    Imprimir


Auditores Públicos do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Auditoria Geral do Estado concluíram o curso de especialização em Master Public Administration – MPA Executivo em Controle Externo, ministrado pela Fundação Getúlio Vargas. Os pós-graduados receberam os certificados nesta terça-feira (13.11), na Escola Superior de Contas, em solenidade que contou com as presenças do vice-presidente do TCE, Valter Albano, do conselheiro Ubiratan Spinelli e do presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal, Domingos Silva Lima.

O curso foi realizado pelo TCE-MT por meio de convênio com a Fundação Getúlio Vargas. Com uma estrutura curricular inteiramente voltada para auditoria de controle externo e foco em gestão, economia, direito e contabilidade, controle e avaliação de resultados, a pós-graduação teve 408 horas-aula, com aulas ministradas a cada 15 dias.

A aula inaugural, ocorrida no início de fevereiro de 2006, foi um dos primeiros atos do atual presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli. Na ocasião, ele afirmou que a qualificação do quadro de profissionais do Tribunal estava entre as suas prioridades como estratégia para cumprir a meta do planejamento estratégico da sua gestão de tornar a instituição uma referência nacional em controle externo.

Com essa estratégia, o TCE já iniciou o segundo em nível de pós-graduação – MPA Direito do Estado e Administração Pública, para assessores técnicos, jurídicos dos gabinetes e conselheiros.

Durante a entrega dos certificados, o vice-presidente do Tribunal e supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Valter Albano, destacou que importância dessa formação para os auditores e, sobretudo, para a qualidade dos serviços de controle externo. “Muitos apresentam idéias e propostas, mas poucos são aqueles que têm capacidade de concluir projetos e nós estamos concluindo um importante investimento na capacitação dos nossos profissionais”.

Segundo Albano, hoje mais do que antes ele tem convicção de que qualquer instituição pública ou da iniciativa privada somente consegue viabilizar um modelo de gestão eficaz se investir na pessoa humana e fazer uma revolução cultural.

De acordo com o conselheiro, no TCE essas transformações tiveram início em 2001, com a implantação do Programa de Modernização ainda na gestão do ex-presidente Ubiratan Spinelli. “Estamos caminhando a passos largos, mas devemos continuar empenhados no aperfeiçoamento das nossas ferramentas gerenciais e tecnológicas, o que só é possível através do conhecimento”, ressaltou.

O conselheiro Ubiratan Spinelli, também destacou que os investimentos na capacitação dos profissionais têm contribuído para o fortalecimento institucional do Tribunal de Contas. “Hoje estamos em pé de igualdade com os tribunais mais modernos no país”, afirmou o conselheiro, lembrando que o convênio com a FGV para realização do curso foi assinado em sua última gestão como presidente do TCE.

Para o presidente do Sinttcontas, Domingos Silva Lima, o investimento na formação é importante como estímulo para os profissionais, mas principalmente como forma de melhorar a qualidade dos serviços do controle externo.




Fonte: TCE-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/198590/visualizar/