Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 13 de Novembro de 2007 às 07:02

    Imprimir


Preocupado com a repercussão nacional de uma matéria veiculada no Fantástico, da Rede Globo, neste último domingo, que revelou que os estudantes terminam o terceiro ano do Ensino Médio despreparados para enfrentar uma prova do vestibular, o secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes Sousa, divulgou uma nota. Ele diz lamentar a forma de avaliação adotada e que a reportagem "Provão do Fantástico" pode ter mostrado um resultado falso negativo.

Leia a nota abaixo.

"A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as direções das Escolas Estaduais Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller e Presidente Médici e a comunidade escolar das duas instituições de ensino lamentam a forma da avaliação veiculada pela Rede Globo neste domingo, 11 de novembro, no programa Fantástico. Na reportagem “Provão do Fantástico”, as duas maiores escolas estaduais de Cuiabá são apontadas como piores do Brasil a partir de uma avaliação realizada com apenas dez alunos num universo de 1.500 matriculados no 3º ano das instituições de ensino citadas. Portanto, foi uma amostragem pequena, com chances de culminar num resultado falso positivo ou falso negativo.

Esclarecemos que a média nacional da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006 foi de 39,5; Na Escola Liceu Cuiabano foi de 38,94; e na Escola Presidente Médici a média foi de 36,03. Observa-se que os resultados do Enem nas duas escolas estão próximos da média nacional. Ressaltamos ainda que a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é de 3,8; a de Mato Grosso é de 3,6; O índice do Liceu Cuiabano é de 3,9 (maior que a média nacional) e a do Presidente Médici, 2,7.

Portanto, números reais indicam que as duas escolas estão com indicadores muito próximos da avaliação realizada pelo Ministério da Educação, que, vale ressaltar, é baseada em critérios e metodologia científica abrangendo todos os alunos das escolas públicas urbanas do País. Sendo assim, os números apresentados pelo Fantástico não reproduzem, de modo fiel, a realidade dessas escolas. Sem dúvida, a avaliação apresentou um resultado falso negativo.

Em nenhum momento a Secretaria de Estado de Educação e o Governo de Mato Grosso omitiram para a sociedade os dados reais da Educação no Estado, que são preocupantes sim, mas, no entanto há um esforço enorme do Governo, da Seduc e de toda comunidade escolar a fim de garantir uma Educação pública de qualidade em nosso Estado".

SÁGUAS MORAES SOUSA

Secretário de Estado de Educação





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/198704/visualizar/